Leia também:
X Redação nota mil: Veja seis dicas para tirar nota máxima

Confira qual pode ser o tema da redação do Enem 2017

Intolerância religiosa, reforma política e exposições de arte podem virar tema

Camille Dornelles - 01/11/2017 16h30 | atualizado em 03/11/2017 08h32

Temas da redação do Enem costumam discutir impasses dos direitos humanos Foto: Agência Brasil/Elza Fiuza

A prova de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é neste domingo (5). Os últimos dias são o período escolhido pela maioria dos candidatos para revisar as regras de um bom texto, mas também são fundamentais para dar a última estudada nos assuntos de atualidades.

Historicamente, o tema da redação é baseado em discussões dos direitos humanos. O Pleno.News já apontou seis dicas para se dar bem na hora da prova e também o que pode zerar a sua redação e agora elencamos cinco assuntos que podem se tornar o tema da redação.

Intolerância religiosa
De 2011 a 2016, o número de casos registrados pelo Disque 100, que recebe denúncias de intolerância religiosa, subiu de 15 para 776. Em agosto, uma idosa foi agredida a pedradas na cidade de Nova Iguaçu (RJ), vítima de intolerância religiosa, de acordo com a família.

A pena prevista em lei é de três meses a um ano de detenção e pode ser aumentada em um terço quando há emprego de violência. O advogado Gilberto Garcia descreve quatro ameaças à liberdade religiosa no século XXI: extremismo, nacionalismo, secularismo e proselitismo.

Trabalho escravo
No final de outubro, o Ministério do Trabalho publicou uma lista com 131 empresas acusadas de trabalho escravo no Brasil, mesmo após a mudança na lei que gerou críticas da população.

Exposições de arte polêmicas
As polêmicas envolvendo exposições e manifestações artísticas, como Queermuseu, La Bête e Histórias da Sexualidade, podem se tornar tema da redação. Em outubro, a prefeitura do Rio de Janeiro vetou a mostra do Santander em um museu da cidade.

O Senado Federal abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar polêmicas e, nessa semana, um casal perdeu o direito de levar o filho menor de idade a uma exposição em São Paulo.

Ameaças nucleares
As ameaças entre Coreia do Norte e Estados Unidos podem aparecer como tema. As ameaças de Kim Jong-un também se dirigem ao Japão e à Coreia do Sul. Em julho, ele rejeitou negociar programa nuclear e passou a realizar testes com mísseis e bombas.

Em setembro, o presidente norte-americano declarou que está pronto para atuar militarmente no país e a Coreia afirma que Trump declarou guerra.

Reforma política
O Enem pode abordar as mudanças aprovadas pelo Congresso nacional para as próximas eleições, em tramitação desde agosto na Câmara e no Senado Federal. O presidente Michel Temer sancionou as medidas no dia 6 de outubro.

Alguns destaques da reforma são a criação de um fundo eleitoral, mudanças nos debates e fim das coligações.

LEIA TAMBÉM
+ Enem começa neste domingo de feriadão; veja precauções
+ Enem: Justiça derruba regra que dá nota zero em redação
+ Enem terá esquema especial para análise de redação

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.