Leia também:
X Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018

Governo divulga nova ‘lista suja’ do trabalho escravo

Após polêmica portaria, Ministério do Trabalho decidiu publicar documento

Gabriela Doria - 27/10/2017 21h04 | atualizado em 27/10/2017 21h07

O Ministério do Trabalho divulgou nesta sexta-feira (27) a nova relação de empregadores que submeteram seus funcionários a trabalho análogo à escravidão. Ao todo, a “lista suja” mostra 131 empregadores que foram flagrados praticando o crime. O documento diz respeito às fiscalizações realizadas desde 2010.

Lista suja foi divulgada por ordem judicial Foto: Reprodução

A publicação da lista contraria o desejo do governo, que pretendia adiar a divulgação. Ela só veio a público após a Justiça do Trabalho de Brasília julgar em transitado a questão da divulgação da lista, o que obrigou o governo a revelar os nomes.

De acordo com a lista, grandes propriedades rurais estão entre os locais que mais concentram mão de obra escrava. A situação do trabalho análogo à escravidão mostrou-se ligada também às cidades de interior, distantes dos grandes centros urbanos.

As mudanças na portaria do trabalho escravo renderam duras críticas ao governo e ao Ministério do Trabalho. Uma das medidas tratava justamente da divulgação da lista suja que, agora, seria publicada somente com autorização expressa do Ministro do Trabalho. Além disso, a nova portaria dificultava a fiscalização e a punição dos empregadores.

Confira a lista completa aqui.

LEIA TAMBÉM
+ Ministro: ‘Portaria do trabalho escravo não será revogada’
+ Ministra do STF suspende portaria do trabalho escravo
+ CNI defende portaria que cria regras sobre trabalho escravo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.