Leia também:
X Enem: Entenda cálculo da nota pela Teoria de Resposta ao Item

PF é acionada após imagem da prova do Enem circular na web

Imagem compartilhada foi a do tema da redação

Pleno.News - 05/11/2023 18h54 | atualizado em 06/11/2023 13h04

Imagem da página da redação da prova do Enem 2023 Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para que investigue imagens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que circularam nas redes sociais na tarde deste domingo (5). De acordo com o Inep, não se trata de um vazamento, mas sim de fotografias que foram divulgadas após o início da aplicação, quando os estudantes já estavam dentro das salas.

Os portões das escolas foram fechados às 13h (horário de Brasília) e a prova começou a ser aplicada às 13h30.

O Inep afirmou que a comunicação enviada à Polícia Federal a respeito da circulação das fotos é um procedimento padrão. A foto divulgada nas redes mostra a página com o tema da redação e os textos motivacionais, que servem de apoio para os estudantes formularem suas propostas de intervenção.

O tema da redação deste ano é Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

O Enem está sendo aplicado em 132 mil salas de aulas de 1.750 municípios de todo o país. São mais de 3,9 milhões de estudantes inscritos.

Neste domingo, os candidatos realizaram as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) – além da redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No próximo dia 12, os participantes fazem as avaliações de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões). A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

O exame está sendo feito apenas presencialmente. Em março, o Ministério da Educação decidiu acabar com o formato digital do Enem, criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2020 em meio à pandemia.

*AE

Leia também1 Lula se recusa a falar sobre meta fiscal: "Hoje é dia de Enem"
2 Enem: Invisibilidade do trabalho da mulher foi o tema da redação
3 Diário Oficial formaliza Carlos Vieira na presidência da Caixa
4 MBL lança novo partido político e espera concorrer em 2026
5 Ao menos 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.