Leia também:
X Enem começa neste domingo de feriadão. Veja precauções

Enem 2017: Entenda o que poderia zerar uma redação

Norma que dá nota zero por desrespeitar direitos humanos foi suspensa, mas há outras

Camille Dornelles - 31/10/2017 11h01 | atualizado em 31/10/2017 12h44

Prova de redação será no primeiro domingo Foto: GOVBA/Suami Dias

Não se engane achando que não é possível zerar a redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) só porque a Justiça Federal proibiu atribuir nota zero à prova que desrespeitar os direitos humanos.

Há outras infrações que podem fazer com que a prova receba a menor pontuação. Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou que irá recorrer da decisão tomada pelo Tribunal Regional Federal (TRF).

Para não correr o risco de ter a prova anulada, fique atento às dicas que o Pleno.News separou para você, baseado nas provas anuladas nos anos anteriores.

Desrespeito aos direitos humanos
Mesmo com a suspensão, é melhor evitar: declarações de intolerância, violência a pessoas ou símbolos, perseguição a seguidores de qualquer religião, filosofia, seita, costumes ou doutrinas; declarações contra a liberdade de expressão ou individualidade.

Não faça apologia a tortura, “justiça com as próprias mãos” ou proibição do direito de ir e vir, votar ou opinar. Xingamentos e palavras de baixo calão também não devem ser usados.

Fuga do tema
Mesmo que a redação não tenha nenhuma declaração comprometedora, se não estiver pautada no tema proposto, a redação recebe nota zero. Na edição de 2014, este foi o problema mais encontrado e anulou 217,3 mil redações.

Cópia do texto oferecido pela prova
Caso haja plágio dos textos indicados para a realização da redação, a prova é automaticamente anulada. Os artigos apresentados são para entendimento do tema e para incitar ideias, mas a redação precisa ser original do candidato.

Texto insuficiente ou não dissertativo-argumentativo
Como a redação do Enem segue o formato de dissertação argumentativa, ela precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão, que deve trazer uma proposta de intervenção. O texto teria, no mínimo, três parágrafos – considerando que apenas um é suficiente para a boa argumentação.

Se o tamanho for insuficiente para o formato ou o texto não seguir o modelo dissertativo-argumentativo, a redação recebe nota zero.

Partes desconectadas
Para que a redação faça sentido, os parágrafos precisam ter algum ponto de ligação. Para isso, é muito importante que o candidato revise o texto inteiro antes de entregar a prova. A falta de coerência na redação atribui a ela nota mínima.

LEIA TAMBÉM
+ Enem começa neste domingo de feriadão; veja precauções
+ Universidades em Portugal aceitam nota do Enem
+ Enem terá provas personalizadas para diminuir fraudes

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.