Leia também:
X Novela incomoda com situação de transplante de órgãos

Prepare-se para abandonar os aparelhos obsoletos

Como o Design Thinking pode funcionar na busca de soluções e inovações em qualquer área

Virgínia Martin - 25/04/2018 08h00 | atualizado em 25/04/2018 10h31

Havia um tempo em que a gente ria de alguns aparelhos obsoletos. Fax, Internet via conexão discada, cartas por correio… Lembro-me de quando era preciso uma ficha de metal para usar um telefone público. Hoje estamos navegando pela 4ª Revolução Industrial, marcada por convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, como dizem os estudiosos.

A Era dos Robôs se agiganta. E já descartamos os MP3, os CDs, os pen drives, as câmeras digitais… E muito mais entrará em desuso. O mercado de trabalho sofre com as transformações radicais e inevitáveis. Surgem especialistas em profissões do futuro, novos vales do Silício e substitutos para funções e aparelhos. Surgem também oportunidades. É aí que aparecem os empreendedores e o campo tende a ganhar efervescência motivacional para inovações.

Pleno.News enxerga essas mudanças com otimismo até porque atua em plataformas digitais que otimizam o jornalismo online. Mas será que basta apenas utilizar uma ciber mídia para fins de comunicação? Não. Até porque as escolas de jornalismo continuam tendo que reconfigurar as formas de produzir conteúdo.

Foi então que decidi imergir no Design Thinking, uma abordagem que visa buscar novas perspectivas sobre determinado desafio e alcançar soluções com ferramentas e processos. Não se trata, porém, de uma “receita de bolo”. Amplia, acima de tudo, nossa capacidade de experimentar caminhos diferentes. E liberar ideias e inovações em um mundo que precisa pensar seu modus operandi. E Pleno.News vai se utilizar dessa possibilidade. Como bem disse Frank Zappa, “a mente é como um grande para-quedas. Só funciona se for aberta”.

Recomendo a série Abstract (Netflix) que bem exemplifica a estrutura mental de profissionais que trabalham para encontrar soluções com uma multiplicidade de processos, momentos e abordagens. Eles são designers thinking.

Virgínia Martin é editora-chefe do Pleno.News. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial e em Pedagogia, tem mestrado em Multimeios.

Leia também1 Facebook promete não ajudar governos em ciberataques
2 Apple desenvolve emojis que mostrem deficientes
3 Playstation 4 Pro terá edição limitada de God of War

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.