Leia também:
X Hoje é Dia da Liberdade de Imprensa

A sororidade de Manu, do Big Brother Brasil

O top trendings mexe com os pilares mais básicos da língua portuguesa

Virgínia Martin - 11/02/2020 11h54 | atualizado em 11/02/2020 12h47

Até hoje a Manu, participante deste atual Big Brother Brasil, está no top trendings do Twitter e por aí vai… Nada de anormal. Apenas uma pessoa a mais que é cantora, compositora, atriz, escritora e roteirista. Manoela Gavassi tem chamado atenção por seu tom direto, debochado e franco entre as conversas do reality show. E o povo gosta disso.

Não que eu acompanhe o programa (nunca acompanhei). Mas o que me fez parar para verificar melhor foi o efeito causado por uma palavra usada por Manu no tal dia da votação do paredão do BBB no dia 9 de fevereiro. Trata-se de sororidade. Pronto! Lá foi o povo procurar saber o que era o estranho nome de alguma coisa (porque Manu não revelou). Sororidade também foi para o topo de busca na Internet. E isso me fez pensar em como um programa tão popular pode mexer com os pilares mais básicos da língua portuguesa.

Sororidade me fez lembrar da participação de Elenita Rodrigues, uma doutora em linguística e professora universitária, na décima edição do BBB (e você vai pensar que eu acompanhei, o que não foi verdade). Meu foco, mais uma vez, se volta para a possibilidade de ter algo positivo no formato dos diálogos entre os participantes. Parece que Elenita não teve tanto sucesso. Mas Manu já emplaca no programa. Na minha opinião, pela diferenciação no quesito oratória. Quisera eu que a audiência do BBB aprendesse mais do que pode ser positivo na vida, como saber falar e interpretar a boa língua portuguesa do que simplesmente ser atraída pelas polêmicas. Mas este não é o objetivo da produção da Globo.

Enfim, não me perguntem sobre o que deve estar acontecendo na casa isolada. O que posso dizer é que sororidade é uma palavra utilizada para definir a união e aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo. E a vida segue…

Virgínia Martin é editora-chefe do Pleno.News. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial e em Pedagogia, tem mestrado em Multimeios.

Leia também1 Após vexame, Sammy apaga fotos de Pyong Lee no BBB
2 Em nota, Flamengo chama Globo e Faustão de levianos
3 "Insubstituível", diz viúva de Boechat um ano após a morte

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.