Leia também:
X A mentalidade de quem vive na graça! – Parte 1

O prazer

Todo desejo está fundamentado em uma necessidade real e traz consigo como recompensa o prazer

Pr. Lucas - 29/11/2017 09h15

Se Deus criou o homem, criou também o desejo! Logo, nossas vontades por todas as coisas e por tudo são uma ideia de Deus!

Mas vamos refletir melhor sobre a origem do desejo, o propósito do desejo e os resultado do desejo.

Temos diversos tipos de desejos:
O desejo de comer;
O desejo de beber;
O desejo de dormir;
O desejo de fazer número 1 e de fazer o número 2;
O desejo sexual!

Mas ao pensar sobre isso, você descobre que o que chamamos de desejo, poderíamos chamar de necessidade! Assim, ao descobrir que o desejo é uma necessidade, descobrimos que ele tem um propósito. Já pensou nisso?

Por exemplo, quando Deus criou a fome, Ele não tinha como objetivo final dar ao homem o prazer de comer: o prazer é um presente, um bônus! O objetivo da fome é dar ao corpo os nutrientes necessários para o desenvolvimento do mesmo. Mas o prazer que sentimos ao comer é uma dádiva de Deus para nós. Podemos pensar em outro exemplo; quando Deus criou o sono, Ele não estava pensando na satisfação de se deitar em um colchão king size. O objetivo principal é dar ao corpo, através do sono, descanso para se renovar. E, o prazer de um colchão king size ou mesmo de outro tipo de cama é o presente.

O que quero dizer é que todo desejo está fundamentado em uma necessidade real e traz consigo como recompensa o prazer. Logo, ao pensarmos no prazer como um presente e não como o objetivo final, podemos refletir sobre a forma como tratamos o sexo que é um desejo tão presente em nós.

Qual será o objetivo do sexo?

O objetivo do sexo era construir uma sociedade formada por um pai, uma mãe e sua prole; mas o prazer era o presente.

Então, as pessoas durante muitos anos, no mundo antigo, se casavam pela sobrevivência, pela descendência e ganhavam de bônus o prazer. Hoje, os casamentos são mais escassos porque se abre o presente antes da hora e o objetivo acaba se perdendo. Há também os que se casam e não permanecem juntos, porque só se casam pelo prazer e não estão preparados para o compromisso com a família e com sua descendência.

Atualmente, as pessoas, em sua grande maioria, não vive mais por objetivos. Elas fazem de tudo pelo prazer! Analise comigo, boa parte das pessoas não malham para ter saúde, malham para ter um corpo que atraia o prazer. Muitas não trabalham por objetivo, trabalham para adquirir, comprar o prazer. Aquelas que adoram comer, não comem pelo objetivo de dar ao corpo nutrientes, mas comem pelo prazer…

A verdade é que se vivermos baseados no prazer, seremos uma sociedade sem objetivos. E, assim sendo, podemos dizer que, mesmo sem querer, estamos implicitamente estabelecendo como objetivo o FIM.

 

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.