Leia também:
X Flávio quer suspensão de licitação de Lula para publicidade

Entenda por que o INSS cortou aposentadoria e pensão de atriz

Órgão emitiu nota após repercussão de caso envolvendo Fernanda Montenegro

Pleno.News - 28/04/2024 09h08 | atualizado em 29/04/2024 12h11

Fernanda Montenegro Foto: Daniel Pinheiro / AgNews

Os benefícios de Fernanda Montenegro, referentes à aposentadoria e pensão de morte deixada pelo marido, o também ator Fernando Montenegro, foram cortados pelo INSS entre os anos de 2019 e 2022. O motivo, informado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se deu porque a atriz indicada ao Oscar em 1998 pelo filme Central do Brasil não foi capaz de confirmar o procedimento chamado “prova de vida” durante período que incluiu a pandemia de Covid-19 a partir de 2020.

A história ganhou força nas redes sociais ao longo da semana justamente pela figura pública da atriz, bastante ativa durante o período em que estava sem os benefícios – inclusive, em 2021, foi eleita imortal pela Academia Brasileira de Letras.

O INSS justificou a ação em uma nota reproduzida abaixo:

– Os benefícios (aposentadoria e pensão por morte) da atriz Fernanda Montenegro foram cessados pelo INSS em 2019 por falta de realização da prova de vida. Na ocasião, o procedimento ainda era exigido dos segurados. Desde 2023, a comprovação de vida é feita com o cruzamento de dados dos segurados com a base de informações cadastrais do governo, principalmente biométricas. Até o final deste ano não serão realizadas suspensões de pagamento.

A prova de vida, abolida em 2023, exigia que o beneficiário fosse à agência bancária na qual o benefício era pago, no mês do aniversário, anualmente. Desde 2023, contudo, cabe ao instituto reunir informações com outros dados do governo para confirmar quem está vivo.

*AE

Leia também1 Equipe do Molejo é assaltada no mesmo dia da morte de Anderson
2 Vitor Brown deixa a Jovem Pan após dez anos de casa
3 Concorra a um kit com livros de Queren Ane e Arlene Diniz
4 MEC quer impor EAD com 50% de aulas presenciais; entenda
5 Arthur Lira rebate Felipe Neto, o chama de “mal-educado”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.