Leia também:
X Jogatina no Brasil não!

Banheiro: local de cuidado e de cuidar

Transformar o banheiro em um ambiente agradável é uma tarefa contínua de atenção com o espaço de cuidado com cada um

Bia Sartori - 04/12/2020 11h16

Pensando em preparar a casa para o encerramento do ano e início do novo ano, precisamos pensar também no banheiro, pois é um ambiente fundamental no cotidiano ou para receber bem.

A praticidade deve ser priorizada, bem como a economia de tempo e dinheiro. Produtos com datas de validade dentro dos prazos e apetrechos com acesso rápido. Nas bancadas, deixe somente o que é de uso frequente e em prateleiras e armários tudo que é de uso eventual.

Se no seu banheiro, não há armário sob a bancada, é possível usar módulos com rodízios, que facilitam a limpeza do chão. Se o espaço for pequeno, pode ser usado acima do vaso sanitário ou ao lado do espelho, nichos ou prateleiras para acomodar alguns produtos e acessórios.

Magda Veiga, personal organizer, que colabora nesta matéria, com sua expertise, nos dá uma sugestão interessante: “Use uma prateleira para colocar produtos aromatizadores. Pode ser até uma prateleira de parede a parede, acima da porta de entrada, com produtos decorativos e sachês. Adesivos de gel dentro do vaso sanitário e panos de limpeza umedecidos para uma higienização rápida são sempre bem-vindos”.

Outra atenção especial é não armazenar, estocar produtos de higiene e maquiagem no banheiro, pela umidade natural que o banheiro tem e a oscilação de temperatura muito rápida. Somente deixe aquilo que está em uso! Se você usa gavetas, é necessário colocar organizadores dentro delas, para que os objetos não se misturem no movimento de abrir e fechar.

Remédios, perfumes e maquiagem exigem cuidado especial. Podemos usar cestas ou caixas que protejam da umidade e luz, dentro do guarda-roupa ou cômoda. Evitando a deterioração causada por fungos.

Secador de cabelo, chapinha e escovas especiais podem ficar reunidos em um cesto ou gavetão, facilitando o uso. Se não houver espaço, uma alternativa muito prática é utilizar suportes de parede ou na parte interna das portas, específicos para esses equipamentos. Separe em organizadores produtos de cabelo e produtos de uso corporal.

O que precisamos levar em consideração, sempre, é o hábito de cada usuário do ambiente. Quando banheiros são compartilhados entre casais ou pessoas diferentes, mas tem duas pias na bancada, facilita essa personalização, definindo o canto de cada um com uma bandeja de acrílico, centralizando os objetos de uso pessoal.

Toalhas são quase um capítulo à parte. O ideal é que você tenha um armário fora do banheiro, somente para elas, deixando separado os jogos por pessoa. De três a 4 jogos é o suficiente, mais do que isso é excesso. No banheiro, só deixe toalhas e roupões que estão em uso.

Outro cuidado fundamental é com o abastecimento de papel higiênico, sabão líquido na pia, esponjas de banho trocadas regularmente. Cuidar da higiene e limpeza, também é essencial.

Mesmo sendo o banheiro, você pode acrescentar um pouco de beleza, plantinhas e objetos de decoração. Transformar o banheiro em um ambiente agradável é uma tarefa contínua de atenção com o espaço de cuidado conosco!

 

Bia Sartori , designer de interiores formada pelo SENAC e pós-graduada pelo IPOG; personal organizer formada pela OZ!, pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela PUCC.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.