Leia também:
X Retrospectiva financeira 2020: Já começou fazer a sua?

Chegando ao fim…

E a necessidade de ajeitar as coisas em seus devidos lugares, para poder começar o ano com um pouco mais de segurança

Bia Sartori - 18/12/2020 10h21

Estamos na reta final do ano de 2020. Ano maluco, que deixou muita coisa bagunçada, mas deu oportunidade de colocar muita coisa no lugar certo: pensamentos, sentimentos e nossa alma. Nunca mais seremos os mesmos! E essa consciência que gera transformação em nosso olhar para a vida.

E a necessidade de ajeitar as coisas em seus devidos lugares, para poder começar o ano com um pouco mais de segurança, apesar de sabermos que ainda teremos uma longa jornada, nos impulsiona a investirmos tempo em uma parte importante da organização: organizar documentos e livros.

Vamos começar com os papéis, que tem uma atração toda especial por mesas! E contamos com nossa consultora e personal organizer, Magda Veiga, para nos auxiliar nesta matéria também.

O primeiro passo é separar aqueles papéis que estão juntos, mas que são de setores diferentes. Isso facilita seu controle até com os pagamentos de faturas e seus comprovantes, receitas de medicamentos, anotações importantes, etc.

Alguns documentos têm validade, como passaporte, RG e carteira de habilitação, sendo muito importante a revisão periódica das datas, evitando transtornos. Separe em pastas ou caixas esses documentos pessoais, dos imóveis, dos carros, dos filhos e pets, cerificados e diplomas.

Outra categoria importante são as garantias, manuais de equipamentos, notas fiscais. Hoje, nem tudo precisamos guardar fisicamente. Há arquivos digitais que são válidos e bem úteis até mesmo na hora de procurar algo para uso.

Sempre reserve uma caixa para documentos inativos, mas que são necessários manter em local de acesso um pouco mais difícil, pois não são usados com tanta frequência. O ideal é você usar cores para diferenciar o tema de cada área de documentos. Assim, só olhando a cor da pasta ou caixa, você já identifica seu conteúdo.

Interessante também é separar uma pasta só para documentos de imposto de renda, facilitando a reunião de tudo que é pertinente às demandas da declaração.

Hoje, temos vários tipos de acessórios para ajudar na organização. São envelopes e pastas de plástico transparente, caixas ou volantes de pastas suspensas portáteis e pastas L.

Sua mesa de trabalho deve ser mantida limpa e livre de cacarecos e papéis. O ideal é que haja uma bandeja ou pasta que funcione como caixa de entrada e outra como saída, facilitando o arquivamento necessário. Uma ótima opção é buscar os organizadores de fios, dando um visual organizado e de fácil e manutenção.

Já o material de escritório como canetas, lápis, canetas, clips e outros apetrechos podem ser guardados em organizadores dentro das gavetas.

Contas à pagar, se são físicas e você não utiliza recursos digitais, podem ficar em uma pasta sanfonada com a indicação dos dias. E outra pasta para arquivo de contas pagas.

Os livros são uma história à parte! Algumas pessoas, como eu, encaram esta parte como paixão, e organizá-los toca o coração e fica difícil desapegar de algum volume, para dar lugar aos novos. Há um tempo atrás, resolvi este dilema, doando alguns deles para pessoas que também compartilham da mesma paixão.

Na hora da organização, sempre encontramos aqueles prediletos, que queremos ler de novo, e estes devem ficar em um local definido. Existe outra categoria, que são os livros de consulta, com conteúdo que sempre precisa ser lido novamente em busca de mais informações.

Já livros de histórias e romances, dificilmente serão lidos novamente. Então, Magda Veiga dá a dica para criar uma corrente de leitura com amigos, negociar em sebos ou doar para bibliotecas. Já os livros didáticos precisam ter um destino mais específico, em escolas.

A organização deve ser feita por categorias de assuntos, por títulos, autor, ordem alfabética. Lembre-se: é a SUA biblioteca, é você que precisa decidir como será mais fácil achar o livro.

Assim, chegamos quase no final do processo de organização, deixando seu tempo livre para fazer o que interessa e dispensando menos tempo e energia para procurar documentos e livros!

Bia Sartori é designer de interiores formada pelo SENAC e pós-graduada pelo IPOG; personal organizer formada pela OZ!, pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela PUCC.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Luciano Camargo fala sobre louvor e como vive sua fé
2 'Nunca me olhei como vítima de alguma coisa', conta Agustin
3 Banheiro: local de cuidado e de cuidar
4 Área de Serviço ou Lavanderia: É lugar de mão à obra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.