Leia também:
X A vulnerabilidade do sistema e a luta pelo voto impresso auditável

Superando o medo

O medo nos paralisa e mantém presos, como se estivéssemos em uma tempestade

Edvaldo Oliveira - 20/07/2021 07h00

“Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram: — É um fantasma! E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse: — Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” (Mateus 14:25-27 NTLH)

A vida é feita de altos e baixos. E por mais que, no momento, algumas situações pareçam durar para sempre, elas sempre passam e nos levam a outro capítulo de nossa vida. O problema é que, mesmo depois que passam, algumas situações deixam em nós marcas e traumas que afetam toda a nossa vida. São tantas as adversidades que elas acabam se somando e despertando medos em nós. E esses medos nos impedem de caminhar e de seguir rumo às coisas que Deus tem para nós.

Em Mateus 14, vemos os discípulos de Jesus passando por um momento de medo, dúvida e incerteza. Então, vamos parar para pensar sobre o que pode tê-los levado a ter medo naquele momento? O que pode ter acontecido na vida daqueles homens para que cogitassem que quem vinha na sua direção era um fantasma, em vez de pensarem que era o Mestre vindo até eles?

Quantas vezes eu e você somos exatamente assim? Diante de tantos traumas e dificuldades que carregamos em nossas costas, ficamos na dúvida se as coisas que vêm até nós de fato vieram do Pai e temos dificuldade de acreditar que é Deus quem está usando determinada pessoa para falar conosco.

O medo faz isso com a gente. Ele nos paralisa e nos mantém presos em um sentimento ruim que experimentamos quando estávamos passando por uma tempestade e, presos nesse sentimento, não conseguimos caminhar com tranquilidade e paz quando as coisas vão bem, pois estamos sempre esperando o pior de tudo e de todos.

Deus hoje nos chama para um novo modo de viver. Hoje, o Senhor vem em nossa direção e diz: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!”.

Vamos fixar nossos olhos no Senhor, pois, mantendo a fé e a plena confiança Nele, conseguiremos andar sobre as águas, ou seja, superaremos o medo.

Eu quero orar com você.

Deus, obrigado por Teu amor e por Tua Palavra. Senhor, perdoa-nos, pois o medo nos cega, paralisa-nos e impede-nos de ir adiante rumo a tudo aquilo que o Senhor tem preparado para nós. Deus, queremos ouvir Tua voz nos chamando, encorajando-nos, e queremos ter forças e coragem para Te seguir andando sobre as águas. Deus, faz-nos superar o medo que nos impede de confiar em Ti, de caminhar e de crescer. Que nossos olhos estejam fixos nos Teus olhos, e não na tempestade que nos cerca ou em nosso passado. Em nome de Jesus, oramos. Amém!

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.