Leia também:
X Luciano Hang representa a pujança do brasileiro

A natureza falha e a inclinação para o mal

É muito ruim viver com um olhar impuro

Edvaldo Oliveira - 03/10/2021 08h00

“Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mateus 5:8)

Nossa natureza é falha, e temos facilidade e inclinação para o mal, por isso nosso coração se corrompe com muita facilidade. Podemos passar horas e mais horas pensando nos piores tipos de coisas, e fazemos isso muitas vezes sem perceber. O que acontece quando nosso coração está corrompido? O nosso olhar também se corrompe.

É muito ruim viver com um olhar impuro, pois as nossas percepções também se corrompem. Quando ouvimos sobre isso, logo começamos a pensar em questões de imoralidade e perversão sexual, e, de fato, um olhar impuro faz uma pessoa pensar nesse tipo de coisa o dia inteiro, fazendo-a despir mentalmente qualquer um por quem ela se sinta atraída.

Devemos orar para que Deus purifique o nosso olhar em relação a outras pessoas, pois a forma como as enxergamos diz muito mais respeito de nós mesmos do que delas. Mas, nesta mensagem, não vou focar nesse mérito, pois quero falar sobre a distorção da realidade que um olhar impuro pode causar.

Nosso olhar pode mudar tudo. Jesus disse que “a candeia do corpo são os olhos”. Portanto, se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo terá luz. Se, porém, os nossos olhos forem maus, o nosso corpo será tenebroso, será tomado por grandes trevas (veja Mateus 6:22-23 ACF).

Muitos de nós estão 100% armados o tempo inteiro. Assim, quando qualquer pessoa tenta se aproximar, por qualquer motivo que seja, já começam a pensar que, por trás disso, existem segundas, terceiras e quartas intenções. Alguns até chamam essa desconfiança contínua de “maturidade”, porém, às vezes essa disposição nos afeta de forma tão intensa que pode ser considerada uma paranoia mesmo. Nosso olhar impuro distorce tudo à nossa volta, inclusive a possibilidade de relacionamentos saudáveis e de laços que irão agregar muito à nossa vida.

Talvez, um dia, você já tenha tido outro olhar sobre o mundo. É possível que, antes, você conseguisse olhar para as pessoas e que a primeira coisa que procurava e via era o melhor nelas. Um dia, porém, alguém o magoou de forma tão profunda e covarde que fez com que você criasse uma armadura e se tornasse uma pessoa praticamente inatingível. Neste caso, nem deveríamos chamar o seu olhar de impuro, pois trata-se de um olhar ferido.

Deus quer curar o seu olhar e tratar os traumas sofridos por você, de modo a lhe permitir enxergar a realidade como ela de fato é, e não apenas pela lente das suas feridas e mágoas passadas. Deus quer lhe dar um olhar puro, para que você possa enxergar a vida com mais amor, com um olhar de perdão e reconciliação, assim como Jesus enxerga.

ORAÇÃO
Deus, obrigado por Teu amor e por Tua Palavra. Senhor, perdoa-nos, pois nos agarramos ao passado e não abrimos mão dele por nada. Ajuda-nos a deixar as mágoas onde elas devem estar: no passado. Segura em nossa mão e guia-nos pelo novo e vivo caminho que está em Ti e que é o Senhor. Cura o nosso olhar e purifica nossos olhos, para que possamos enxergar pelos Teus olhos, pois não queremos enxergar as coisas/pessoas como elas estão dentro da nossa cabeça, e sim como elas realmente são. Nós oramos a Ti em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.