Leia também:
X Os mecanismos de manipulação da opinião pública

3 palavras que mudaram a vida de Abraão

Não pense em Abraão como um super-homem. Ele era um ser humano como nós

Edvaldo Oliveira - 19/12/2021 09h05

3 palavras que mudaram a vida de Abraão Foto: Freepik

Muitas pessoas que um dia receberam uma promessa de Deus – e que ainda não viram o cumprimento dessa promessa – às vezes se sentem como se o Senhor as tivesse esquecido ou abandonado e começam a questionar se Deus realmente se importa com elas e se as promessas que Ele lhes fez realmente irão se cumprir.

Eu quero lhe dizer que o problema não está em Deus nem na Sua Palavra. “Deus não é homem, para que minta” (Números 23:19 ARA); antes, Ele vela pela Sua Palavra, para que ela se cumpra (Jeremias 1:12). O problema pode estar em nossa ansiedade, porque queremos que as coisas aconteçam em nosso tempo e da maneira como imaginamos.

Deus um dia chamou Abraão e lhe fez uma promessa. Mas Ele não disse em que tempo essa promessa se cumpriria. Abraão saiu da sua terra, da sua parentela, da casa de seus pais, como Deus ordenou, e partiu para uma terra que o Senhor ainda iria lhe mostrar. Mesmo sem saber quando e onde, Abraão obedeceu.

Não pense em Abraão como um super-homem. Ele era um ser humano como nós, tanto é que, passado algum tempo, quando ele percebeu que sua esposa não lhe dava filhos, dormiu com Agar, uma serva, e teve com ela um filho bastardo, chamado Ismael.

Abraão queria que a promessa se cumprisse no tempo dele, mas Deus tinha outros planos. E, no momento em que Abraão questionou o Senhor por causa da demora, Deus ministrou três palavras que restauraram a fé de Abraão e fortaleceram o seu espírito.

Essa bênção ministrada pelo Senhor também podem fortalecê-lo, caso você esteja se sentindo fraco espiritualmente e sem forças para prosseguir.

Leia junto comigo o texto em Gênesis 15:1-6 (NVI):

Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”

Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?”

E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!”

Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”.

Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

Esse texto é maravilhoso e traz à nossa mente o poder do nosso Deus. Ele pode fazer coisas impossíveis a nós. A condição de velhice e de infertilidade de Abraão e de Sara não poderiam impedir os planos de Deus, mas a incredulidade sim.

Em Hebreus 11:6 (ARA), é dito: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus; porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Diante do questionamento de Abraão, Deus o conforta com três palavras que o fortaleceram naquele momento:

A primeira coisa que Deus disse foi: “Não temas, Eu sou teu escudo”.

Deus estava dizendo ao patriarca Abraão que este poderia descansar, que não precisava ter medo em relação ao seu futuro, porque Ele estava cuidando de tudo e que Ele próprio se fez um escudo de proteção ao redor da vida de Abraão e da sua família.

A seguir, Deus revelou a Abraão: “Grande será tua recompensa”.

Muitas vezes queremos ser recompensados aqui, neste mundo, mas o nosso galardão vem de Deus; não é algo material, e sim espiritual. Deus não estava prometendo riquezas e prosperidade a Abraão, mas uma descendência abençoada.

E, para terminar, o Senhor propôs a Abraão: “Olhe para o céu e conte as estrelas”.

Desse modo, o Senhor estava orientando Abraão que tirasse os olhos das circunstâncias porque, aos olhos naturais, elas eram desfavoráveis, e que ele saísse da sua tenda, do lugar que estava impedindo a sua visão, e olhasse para as estrelas.

Algum tempo depois desse episódio, Sara engravidou, e a descendência de Abraão começou a encher a terra, como Deus havia prometido.

Quando tudo parecer impossível, tire seus olhos dos problemas e coloque-os em Deus, porque Ele é fiel para cumprir tudo aquilo que um dia lhe prometeu.

ORAÇÃO
Senhor, nós Te agradecemos pela Tua Palavra, porque ela produz vida e faz com que a nossa fé seja renovada e o nosso espírito seja fortalecido. Muitas pessoas que ouvem essa palavra têm aguardado as Tuas promessas. Mas, por causa do tempo que já se passou, encontram-se desfalecidas. Então, que cada uma delas possa receber essa mensagem como uma renovação das Tuas promessas e identificá-la como a voz do Teu Espírito falando ao nosso coração, para que possamos prosseguir, cientes de que as promessas do Senhor se cumprirão no tempo certo. Nós oramos e Te agradecemos em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.