Leia também:
X O caso Maurício Souza e a intolerância dos “tolerantes”

Existe uma luz que nunca se apaga

A certeza de que existe dor e sofrimento em nossa vida não pode apagar em nós a certeza de que também existe luz

Edvaldo Oliveira - 31/10/2021 08h00

“Meus amados irmãos, não vos enganeis. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto e descem do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:17 ARC)

Existem certos momentos em nossa vida em que nós temos mais dúvidas do que certezas. Nesses momentos, nós costumamos nos fechar, esconder nossa tristeza e nos trancar em nossa solidão. E, quando menos esperamos, nós nos encontramos no escuro, sem perspectiva de luz à nossa volta. Chega a ser irritante a forma como nossa mente se esforça para sempre nos lembrar dos pontos negativos de nossa existência e o modo como ela simplesmente nos faz esquecer de toda luz que nos cerca. Mas Deus quer nos lembrar de algumas coisas hoje.

Não devemos negar a existência da tristeza, da dor e da escuridão. Muitas pessoas vivem negando isso e acreditam que estão vivendo bem dessa forma, mas é tolice viver assim. Os problemas são uma realidade na vida de qualquer um e foram, inclusive, preditos por Jesus. Em João 16:33 (NVI), Ele falou: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

É importante nós identificarmos o que nos entristece, reconhecermos o que tira o nosso sono, para, depois, apresentarmos esse problema a Deus, pois Ele está conosco e, assim como Jesus venceu o mundo, nós também poderemos vencer, se estivermos firmados em Cristo.

Então, por que, às vezes, parece que essa vitória se encontra tão distante de nós? Depois de tanto tempo vivendo no escuro, nós só temos uma vaga memória do que a luz foi um dia e, por causa, disso vivemos tropeçando, pois já não conseguimos enxergar bem o caminho que estamos trilhando.

A certeza de que existe dor e sofrimento em nossa vida não pode apagar em nós a certeza de que também existe luz, uma luz que nunca se apaga, e essa luz é Jesus.

Sabe aqueles momentos da sua vida em que você se sentiu sufocado e as palavras pareciam ter escapado de sua boca, fazendo com que a única coisa que você conseguia fazer fosse chorar? Nesse momento, suas lagrimas subiram como uma oração até Deus, pois Ele sabe exatamente o que se passa em seu coração.

Depois de chorar, você se lembra de uma sensação de amparo e acolhimento que invadiram o seu coração de forma repentina? Tenha certeza de que isso foi o agir do Espírito Santo em sua vida. Ele o confortou naquela hora em que tudo parecia perdido. Esse mesmo Espírito está com você agora, mesmo que você não sinta isso.

Às vezes, assim como só nos lembramos da existência da gravidade quando saltamos do chão e somos puxados para baixo, também só nos lembramos da luz que nos cerca quando abrimos mão de certas coisas e damos um salto de fé e confiança em direção a Deus.

Muitas vezes, estamos presos ao chão e tão agarrados aos nossos erros que não conseguimos nos levantar para continuar a caminhar. Mas Deus quer nos tirar dessa situação.

Como lemos em Tiago 7:17, Deus é o “Pai das luzes” e “Nele não há sombras”, então, mesmo que no atual momento tudo pareça escuro e frio para nós, Deus não mudou. Nele não “há trevas”, não há incertezas nem reservas. Ele nos ama incondicionalmente e quer nos mostrar esse amor, para que, quando os dias estiverem impossíveis de lidar, nós possamos nos lembrar de quem cuida de nós.

Deus não oscila, e Sua luz não se apaga. Tirando um momento em particular, momento esse que mudou a história da humanidade para sempre, houve uma ocasião em que a Luz eterna teve que se apagar: quando Jesus se entregou por mim e por você na cruz. Naquele momento, Jesus estava sacrificando Sua própria luz, Sua própria vida, para assegurar que eu e você não vivêssemos somente no escuro. Então, mesmo que pareça impossível agora, você vai sair das sombras, e, creia nisso, sua vida voltará a brilhar.

ORAÇÃO
Deus, obrigado por Tua Palavra e por Teu amor. Senhor, perdoa-nos, pois nos agarramos em nossos erros, nos prendemos à solidão e vivemos no escuro. Nós entregamos nossa vida a Ti, pois estamos cansados de ficar sentados em nossa tristeza. Queremos nos levantar. Queremos caminhar em direção ao Senhor, em direção à Tua Luz e ao Teu eterno amor. Faz-nos lembrar, dia após dia, que existe, sim, uma luz que nunca se apaga, e essa Luz está em Ti; essa luz é o Senhor. Nós Te agradecemos por tudo, em nome de Jesus. Amém.

 

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.