Leia também:
X Desejo um feliz Natal e que glórias sejam dadas a Jesus

Como sair do deserto?

O Senhor tem um propósito quando permite que sejamos levados ao deserto

Edvaldo Oliveira - 26/12/2021 09h21

Como sair do deserto? Foto: Pixabay

Durante a nossa caminhada, nós iremos nos deparar com vários tipos de situações; uma delas é o deserto. Todos os dias eu recebo centenas de mensagens de pessoas desesperadas, dizendo que não suportam mais os problemas que estão enfrentando, que não conseguem enxergar uma saída, e muitas comparam sua vida a um grande deserto.

O deserto, na Bíblia, representa um lugar de escassez, mas também é um lugar de provisão e de milagres. É um lugar de extrema dificuldade, mas, por causa dessas dificuldades, o deserto se torna uma grande escola, onde nós podemos aprender lições tremendas.

E uma das principais perguntas que as pessoas fazem quando estão no deserto é: como eu faço para sair daqui? Porque ninguém quer viver no deserto, principalmente porque, no deserto, nós não vivemos, nós sobrevivemos.

Antes de tentar responder a essa pergunta sobre o que fazer para sair do deserto, precisamos compreender que o Senhor tem um propósito quando permite que sejamos levados ao deserto.

Vamos ler o que Deus diz em Deuteronômio 8:2,3:

Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.

É natural que, ao longo da nossa vida, à medida que o tempo vai passando, nós nos acostumemos a lidar com algumas situações ou com determinados tipos de pessoas, adquiramos algum grau de sabedoria e, com isso, passemos a nos firmar em nossos próprios recursos, em nosso entendimento. O deserto quebra essa arrogância em nós e nos mostra que somos totalmente dependentes de Deus.

O Senhor é quem nos sustenta, quem nos dá vida, quem nos dá direção, e o deserto nos revela que haverá um momento em que os nossos recursos não serão suficientes para vencermos os problemas desta vida.

Antes de sair do deserto, portanto, devemos ter a consciência de que a nossa vida depende de Deus.

Em Mateus 4:1, é dito que Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

O deserto é o lugar onde nos tornamos vulneráveis às investidas de Satanás. Mas, se os nossos olhos estiverem em Deus, se estivermos cientes de quem somos e de que existem promessas reveladas na Bíblia a nosso respeito, nós sairemos de lá vitoriosos e mais fortes para cumprir o chamado que Deus tem para nós.

Quando Jesus saiu do deserto, saiu como vencedor, porque Ele não creu naquilo que os seus olhos viam, mas sim nas palavras que vinham de Deus.

Quando os israelitas saíram do deserto, eles estavam prontos para conquistar a Terra Prometida.

Portanto, para sair do deserto, é preciso ter fé nas promessas de Deus. É preciso tirar os nossos olhos das circunstâncias que estão ao nosso redor e, pela fé, enxergarmos que, além daquela sequidão, há um propósito, há uma história que está sendo escrita pelo Senhor.

A segunda coisa é ter um coração disposto a aprender. Tem pessoas que já foram ao deserto várias vezes, mas sempre voltam a cometer os mesmos erros, ou a se relacionar com pessoas que as levam novamente ao deserto.

Nas duas situações que foram citadas, foi Deus quem levou as pessoas ao deserto. O Senhor conduziu o povo, por intermédio de Moisés, e o Espírito Santo levou Jesus, porque, nos dois casos, havia um propósito. Contudo, tem pessoas indo para o deserto por conta própria, por causa das escolhas que fizeram ou porque influenciadas pelas pessoas com quem elas estão andando.

Se você está ouvindo essa mensagem e reconhece que isso tem acontecido na sua vida, é porque o Espírito Santo está tratando o seu coração. Seja ensinável. Reconheça seus erros.

E a terceira coisa que devemos fazer para sair do deserto é buscar a direção de Deus. Os israelitas era conduzidos por Moisés, e eles ainda tinham a presença de Deus, representada pela nuvem e pela coluna de fogo. Quando a nuvem se movia, eles sabiam que era hora de caminhar, de avançar. Quando nos enchemos da Palavra de Deus e dedicamos um tempo do nosso dia à oração, Deus nos dá direção e, assim, nós vamos conseguir sair desse deserto.

ORAÇÃO
Senhor, não permitas que o Teu povo morra no deserto. Muitas pessoas que estão ouvindo essa mensagem estão vivendo há tanto tempo no deserto que perderam a esperança de vivenciar dias melhores. Mas peço que, por Tua misericórdia, Tu venhas com a provisão, o milagre e a restauração. Não deixes que esse casamento se acabe. Não permita que essa família seja destruída. Que o deserto seja um lugar de aprendizado, não de derrota e de morte. Eu Te peço em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.