Leia também:
X Frente evangélica irá apoiar Jair Bolsonaro no Congresso

Entenda as funções de cada cargo no cenário político

Saiba as responsabilidades do presidente, deputados, senadores e governadores

Pleno.News - 04/10/2018 17h36

Saiba como cada cargo político exerce sua função no país Foto: Câmara dos Deputados/Najara Araújo

Você sabe o que faz um deputado federal? Qual é o papel do senador? E quais são as atribuições dos governadores e do presidente? E, por falar no presidente, é dele mesmo a palavra final?

O primeiro turno das eleições 2018 é neste domingo (7) e dúvidas como essas são pertinentes na cabeça de muitos eleitores. Pensando nisso, o Pleno.News traz um breve resumo para esclarecer as funções de cada cargo político. Leia e não esqueça de preparar a sua colinha para votar corretamente no seu candidato.

1. Deputado Federal
Cabe a eles a criação de leis em âmbito nacional e fiscalizar cada passo do presidente da República. É função do deputado federal propor, emendar, alterar e revoar leis estaduais durante os quatro anos do seu mandato.

2. Deputado Estadual
Com um mandato de quatro anos, o deputado estadual é o representante do povo nas Assembleias Legislativas. Eles são responsáveis por fiscalizar os atos do Poder Executivo, ou seja, de governadores, prefeitos. Os deputados estaduais também decidem o salário dos governadores, mas não cabe a eles mudar leis civis, trabalhistas ou penais.

3. Senador
São os senadores quem votam os projetos de lei dentro do Senado Federal. Dentre suas várias funções, é papel deles processar e julgar o presidente e ministros do Supremo Tribunal Federal caso cometam crimes de responsabilidade; aprovar cargos como juízes, ministros do Tribunal de Contas da União e presidente e diretores do Banco Central; permitir operações financeiras; escolher membros do Conselho da República; e suspender a execução de uma lei. São 54 vagas para o cargo e o mandato é de oito anos. Este ano, os eleitores irão escolher dois representantes de cada estado para o Senado.

4. Governador
O governador é o chefe do Poder Executivo em seu respectivo estado. Além de buscar investimentos para a população, é dever dele zelar pela segurança pública, administrar sistema prisional e serviços de educação e saúde e de infraestrutura. O mandato de um governador é de quatro anos, mas pode ser estendido numa possível reeleição.

5. Presidente
Maior autoridade do país, é o presidente quem representa o país junto aos outros. Assim como o governador, seu mandato também é de quatro anos, podendo ser estendido para oito. Durante esse período, ele desempenha funções como vetar projetos de lei, decretar intervenção federal, assinar tratados internacionais e nomear ou exonerar os responsáveis por cada Ministério.

Leia também1 É neste domingo! Tire 10 dúvidas sobre o dia da eleição
2 Veja como achar o local de votação nestas eleições
3 Eleitores podem utilizar o app do título eleitoral no celular

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.