Passaporte da vacina passou a valer hoje no Rio de Janeiro
Medida vale em academias, cinemas, teatros e pontos turísticos
Pleno.News - 15/09/2021 17h54 | atualizado em 15/09/2021 18h04
No Rio de Janeiro, começou a valer nesta quarta-feira (15) a exigência de comprovação da vacina contra a Covid-19 para as pessoas acessarem estabelecimentos como academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios, vilas olímpicas, cinemas, teatros, circos, salas de concerto, museus, recreação infantil, pontos turísticos e feiras comerciais.
A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes no dia 27 de agosto e deveria entrar em vigor em 1º de setembro, mas foi adiada em face da instabilidade no aplicativo ConecteSUS, no qual os cidadãos podem gerar o comprovante digital da vacinação.
O decreto 49.335/2021 da prefeitura também definiu a necessidade de comprovar a vacinação contra Covid-19 para quem deseja receber recursos do Cartão Família Carioca e aguarda para realizar cirurgias eletivas nas redes pública e privada.
Segundo o painel de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 212 mil pessoas acima de 50 anos estão com a segunda dose em atraso e 166 mil pessoas acima de 18 anos, que deveriam ter tomado a primeira dose, não compareceram aos postos, sendo 10 mil acima de 80 anos.
*Agência Brasil
Leia também1 Covid: Papa critica cardeais que se negam a tomar vacina
2 Justiça nega ação de deputado do PSL contra passaporte da vacina
3 Queiroga nega narrativa de falta de vacina no Brasil: “Há excesso"
4 Saúde já enviou aos estados mais de 260 milhões de vacinas contra Covid-19
5 Homem denuncia paralisia após CoronaVac, e Butantan manda buscar 'SAC'