Leia também:
X Os benefícios da ocitocina

Como lidar com a ansiedade?

Leitora é ansiosa e tenta controlar tudo que lhe rodeia. Psicóloga dá dicas de como viver de forma mais leve

Como Lidar - 22/05/2018 11h41

“Tenho 25 anos e sou uma pessoa mega ansiosa. Sofro de insônia e tenho me prejudicado por sempre querer controlar tudo, me antecipar aos fatos, e vivo preocupada. Isso tem atrapalhado meu trabalho e já pensei em ir ao médico, pois somente ele poderá prescrever algum calmante. O que devo fazer para saber lidar com essa minha ansiedade? Tenho medo dela piorar”.

Ana Luíza Rodrigues, Colatina, Espírito Santo

Resposta:
Olá, Ana Luíza.

Primeiro: respire um pouco. A ansiedade é uma reação normal que nós temos quando enfrentamos situações que podem gerar medo, dúvidas ou expectativas. O problema é quando essa preocupação fica excessiva, persistente e de difícil controle, sendo desproporcional e causando sofrimento pessoal ou familiar. Neste caso, é preciso lutar.

Quando eu digo lutar, é porque é preciso força e determinação para isso. É preciso gerar a paciência, manter o seu controle emocional. Para isso, você vai precisar rever os seus pensamentos. Pare de pensar no “e se…” ou que tudo pode dar errado. Quando o pensamento de preocupação vier, pergunte-se a si mesma se adianta algo se preocupar tanto, e se você tem o real controle da situação.

A sua rotina também pode gerar ansiedade. Respire no meio do seu dia, e não pegue mais tarefas do que você pode suportar, ou que o seu tempo permita.

Feito essas coisas, relaxe, se exercite, evite cafeína e treine-se para controlar os seus pensamentos. A incerteza não é ruim como parece, e deixar algumas tarefas para o dia seguinte é normal.

Outro ponto importante, é procurar um especialista para lhe ajudar. Você não precisa passar por isso sozinha. Procure um psicólogo de confiança e converse com ele sobre a sua ansiedade. Ele pode lhe ajudar a criar mecanismos importantes para o combate contra o que lhe gera ansiedade.

Agora, lembre-se sempre de que Deus nunca perde o controle sobre a sua vida. Quando entregamos o controle para Ele, precisamos aprender a descansar. Está tudo bem. Portanto, confie em Deus, converse com Ele quando estiver nervosa e entregue a situação nas mãos Dele. Afinal, Ele sim tem o controle sobre tudo e qualquer coisa. Ele mesmo diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mateus 11:28).

Boa sorte!

Pamela Cruz é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestranda em Teologia pelo South Bible College nos Estados Unidos.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.