Leia também:
X 3 conselhos bíblicos aos que estão com medo de morrer pelo coronavírus

Como lidar com a solidão durante a quarentena

Isolamento, distanciamento... Mais que medidas de proteção social, uma sentença para muitos de nós!

Como Lidar - 20/04/2020 12h00

“Moro sozinho e estou hoje com 39 anos. Sei que não sou mais jovem e me cuido muito. Mas tenho asma e hispertensão. Com a pandemia, fiquei com medo, pois sou grupo de risco. Trabalho de casa, sem problema. Mas sinto muita solidão. Meus pais são do interior de Goiás. Fico o dia todo sem ter uma conversa completa, as redes sociais não me satisfazem e confesso que estou a ponto de explodir”.

Marcos M.
São Paulo -SP

RESPOSTA

À necessidade de uma postura prudente em proteção à saúde fez brotar o sentimento escondido em muitos corações: a solidão! Como lidar com ela? Como combatê-la?

Curioso o fato de que a solidão não é fruto da falta de convívio, posto que há muitos que se sentem só em meio a multidões. Tampouco a consequência de medidas governamentais. Solidão é estado da alma! Solidão é exposição da dor calada que prefere lidar com a segurança do silêncio, e com a companhia do diálogo interior livre de questionamentos, críticas e incompreensões.

À verdade é que Deus não nos fez para a solidão, e sim para a comunhão, para o relacionamento, para a cooperação e a tão importante complementaridade! Sem a troca, sem a dimensão do “outro”, nosso olhar é afetado, nosso amor é alienado, nossa vida diminuída!

Por Isso, enfrente a solidão se abrindo para Deus, experimentando Sua doçura e cuidado, a partir de um devocional descomprometido com a tarefa, mas, comprometido em nutrir sua alma de um amor acolhedor e empático de um Deus que ama estar com você!

Enfrente a solidão com o abrir de seu coração através de orações a um ‘Deus Amigo’ cujo ouvir-nos é mais que atributo de seu caráter! É marca evidente de sua preciosa paternidadel!

Enfrente a solidão, aproveitando esse momento com os seus, para restaurar relacionamentos e abrir as gavetas da alma, reencontrando histórias abandonadas e partilhando segredos que ora expostos, lhe trarão paz, segurança e o mais importante, a certeza que você não nasceu pra viver só!

Vale a Pena Viver! Sobretudo, quando encontramos no outro a vida que nos falta, a beleza que nos renova e a certeza que jamais a solidão nos será recurso, repouso e resposta! Confie no Salmista quando afirma: “Deus faz com que o solitário ande em familia!”(Sl.56)

 

Vladimir Pinheiro de Castro é pastor sênior da Igreja Batista Atos 2, na cidade de Maricá. Casado com Aninha Castro e pai de Bia, Luiza e Débora, é conferencista nas áreas de família, liderança cristã e mentoria de pastores. É formado pelo International Leadership Institute, pelo Instituto de Coach Cristão, e pelo MAPI/Sepal.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.