Como lidar com o nervosismo na entrevista de emprego?

Estudante pergunta como lidar com entrevistas de emprego e especialista responde

Como Lidar - 05/06/2018 11h33

“Tenho 21 anos e curso Relações Publicas. Sou dedicado, tenho boa presença nas aulas e minha média de notas está na faixa de 9. Mas nunca consegui uma oportunidade, nem de estágio. Porém, fui chamado para minha primeira entrevista e não sei o que dizer, pois estou muito tenso. Como devo me comportar durante o processo seletivo que pode dar o meu primeiro emprego? Como lidar com o nervosismo na entrevista de emprego?”

Gabriel Xavier, Goiania, Goiás

Resposta:
Nervosismo e a ansiedade são normais. O que não pode acontecer é ser vencido por eles. Neste caso, relaxe, faça alguma atividade que dê prazer, procure pesquisar tudo o que puder sobre a empresa e respire fundo.

É importante sempre lembrar que entrevistas podem ou não ter um feedback positivo. Pode ser uma de muitas também. Então, tire proveito dela e depois analise como foi seu desempenho. Veja quais foram seus pontos positivos e quais você pode aprimorar.

Mas o segredo de tudo é o seu marketing pessoal. Conheça o que você tem de bom, pois esses são seus potenciais que devem ser expostos. Saiba utilizá-los no momento da entrevista. Sem ser arrogante, mas com assertividade e mostrando potencial. Mas vale lembrar que, infelizmente, nem todas as empresas dão um feedback. Então, esteja preparado para não receber uma resposta.

E como se comportar caso a resposta seja negativa? Faça uma análise de como foi a sua entrevista, veja como você se saiu. Mas de forma racional. Tente potencializar os pontos em que você não se saiu tão bem.

Agora, jamais pense em desistir! Não imagine isso de forma alguma! Pense que, às vezes, a caminhada é difícil. Mas que só atinge o sucesso quem batalha para chegar lá. Durante todo esse processo recebemos muitos “nãos”. Até hoje passo por isso. Mas não desista. Aos poucos você vai se desenvolvendo e aprendendo a lidar com as situações com mais assertividade e resiliência.

Boa sorte!

Livia Marques é coach, psicóloga organizacional e clínica, com foco em Terapia Cognitiva Comportamental.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br