Leia também:
X Convenção Batista Brasileira completa 113 anos e faz live

Não desperdice a ciência

Israel Belo - 23/06/2020 05h00

“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los”. (Isaac Asimov)

Não desperdice o conhecimento, obtido com o uso da razão e com o exercício do estudo.
Não desperdice a observação rigorosa dos fatos e dos fenômenos, feita de tal forma que outros possam verificá-la de modo metódico e independente.
Não desperdice o estudo da história, pelo qual se sabe como no passado as sociedades pensavam e resolviam seus problemas.
Não desperdice a arte, a arte de pensar e fazer pensar, a arte de fazer o corpo falar, a voz encantar, a tinta narrar, a pedra sorrir.
Não desperdice a política, para que esteja a serviço da proteção da vida e da liberdade, cuidada por pessoas dignas e instituições sólidas na promoção da justiça e da igualdade.
Não desperdice a pesquisa dita pura, realizada nos laboratórios ou no campo, com instrumentos simples ou sofisticados, mesmo que aparentemente não veja seus resultados.
Não desperdice a pesquisa aplicada, cujas descobertas e artefatos permitem às pessoas andar sobre rodovias, vencer mares, viajar nos ares, construir pontes e moradias, plantar e colher, canalizar água, distribuir energia, comprar e vender serviços e produtos, trocar ideias, inventar exames, remédios, equipamentos, vacinas, renegerações, terapias, isolar e sufocar vírus e bactérias de garras letais.
Se você não gosta de ler e estudar, siga os que gostam.
Se você não quer ou não pode pesquisar e inventar, aprecie os que amam fazer isto.
Não demita a ciência, não demita a história, não demita a arte, não demita a filosofia, não demita o direito, não demita a política, não demita a tecnologia, não demita a medicina.

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. (Salmo 19.1)

Israel Belo é graduado em Teologia e em Comunicação, pós-graduado em História, mestre em Teologia e doutor em Filosofia.

Leia também1 Vida boa, vida plena!
2 Deus chamou você para coisas grandes!
3 Profissionais de saúde contam o que sentem frente à Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.