Leia também:
X Para quando a injustiça doer

Convenção Batista Brasileira completa 113 anos e faz live

Transmissão comemora trajetória da CBB e relembra expansão da Igreja Batista

Camille Dornelles - 22/06/2020 15h57

CBB comemora 113 anos de existência Foto: Divulgação

A Convenção Batista Brasileira (CBB) celebra 113 anos de organização nesta segunda-feira (22). A organização coordena as igrejas batistas no país, que possuem autonomia própria dentro da denominação histórica.

O início da CBB se dá na primeira assembleia realizada pelos líderes batistas do Brasil, em Salvador (BA), em 1907. De lá para cá, a Convenção engloba 8.753 igrejas, 4.944 congregações e 1,7 milhão de fiéis. Ela nasceu da iniciativa de três missionários: Zacharias Taylor, A. B. Deter e Salomão Ginsburg.

Eles conseguiram a adesão de outros missionários e de líderes brasileiros, inclusive Francisco Fulgêncio Soren, que tinha, inicialmente, algumas reservas financeiras. A comissão organizadora optou pela data de 22 de junho de 1907 para organizar a Convenção, na cidade de Salvador, quando transcorreriam os primeiros 25 anos do início do trabalho batista brasileiro, também iniciado na referida cidade.

O objetivo era o impulsionamento das missões e foram criadas as Juntas Missionárias, Missões Nacionais e Missões Estrangeiras (hoje Missões Mundiais). Além delas, também surgiram a Casa Publicadora Batista, a Escola Bíblica Dominical, a União de Mocidade Batista, a Educação e Seminário e a Administração do Seminário.

O atual presidente da CBB, pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos, falou da emoção de fazer parte de uma instituição centenária.

– Creio que o Salmo 126.3 sintetiza o que seria o sentimento no coração de todos eles: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres”. E nós, batistas brasileiros, herdeiros dessa história 113 anos depois? Rendamos graças a Deus, celebrando a Glória do Seu Reino entre nós! – declarou o presidente.

Live Comemorativa da CBB Foto: Divulgação

LIVE COMEMORATIVA
Para celebrar a trajetória e o aniversário da CBB, a Convenção promove um debate live em suas redes sociais a partir das 17h desta segunda-feira. Ela pode ser acessada pelo canal do YouTube da CBB, página do Facebook ou perfil do Instagram.

A live terá a presença do pastor Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo da CBB, e pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos, presidente da CBB. O pastor Sócrates enfrentou a Covid-19 em abril e chegou a ficar internado em um CTI. Felizmente, ele se recuperou da doença e sua cura foi celebrada por toda a Convenção e pelos membros que integraram uma corrente de oração por ele.

Leia também1 Igreja retoma cultos com menos capacidade e inscrições
2 Pr. Adhemar de Campos lança música Heróis Sem Capa
3 Liderança: o que forma um verdadeiro líder
4 Pastor se desculpa por chamar fiéis pobres de "encardidos"
5 Igreja Batista Atitude promove conferência online

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.