Leia também:
X Bieber fala sobre amor de Deus: “Você é valioso e escolhido”

Com Ele no jardim

Marcos Góes - 29/01/2021 05h00

Quando ouço alguém falar esta palavra, “jardim”, minha mente logo remete ao mais famoso deles descrito na Bíblia: o Getsêmani. Situado no sopé do monte das Oliveiras, em Jerusalém, o termo tem sua tradução literal para a nossa língua como “prensa de azeite”.

Em todas as quintas de oliveiras, existe um lagar onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas, e o óleo é extraído delas, explicando assim o significado do nome deste jardim muito especial.

Quando você vai ao mercado, quer comprar um azeite de boa qualidade. Para obtê-lo, é necessário verificar que o melhor dos melhores azeites é aquele que foi prensado a frio, sem solventes ou conservantes, formado puramente do sumo da azeitona, tornando-se o mais puro e saudável azeite para ingestão. Então, conclui-se que, se você quer algo puro e sem mistura, é necessário que isso seja prensado para que sua real essência seja extraída e saboreada.

Quem se deixa “prensar” dá aquilo de melhor que pode oferecer

Jesus esteve neste jardim. Ele experimentou o que é ser “prensado”. Ali Ele passou pela sua mais esmagadora batalha.

“Ele se afastou um pouco, a distancia de um arremesso de pedra, ajoelhou-se e orou: “Pai, afasta este cálice de mim. Mas, por favor, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Imediatamente um anjo do céu apareceu ao seu lado e o consolou. Ele orava com tanta intensidade que o suor, como gotas de sangue, escorria por sua face. (Lucas 22:41 a 44 A Mensagem)

Muita gente tem como referencial de prova e luta o “vale”. Mas é no jardim que as coisas acontecem. É nele que as lágrimas jorram, e a angústia vem à tona. É no Getsêmani da existência que provamos o que é realmente ser prensado pelas provas e tribulações da vida. É no jardim que aqueles que intercediam conosco, dormem e nos encontramos sozinhos, cara a cara com o medo e a insegurança.

Mas é aí que algo maravilhoso acontece

Isto ocorre quando o vislumbre do sucumbir e do fracasso se aproximam, e tememos não suportar, fraquejando na hora em que Deus mais espera que confiemos nele.

Jesus também pensou em desistir. Assim como nós, Ele pede ao Pai que afaste dele aquele “cálice”, aquela prova, a angústia de sangue.

Mas é aí que algo maravilhoso acontece. Jesus se submete à vontade do Pai e deixa que o mesmo o conduza ao objetivo e motivo real de sua trajetória de vida e de sua existência: “Não seja [feito] o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Glória a Deus, pois Jesus foi até o fim. Ele foi por nós!

Se há alguém que conhece o que é passar pelo jardim, este alguém é Jesus. E ele também sabe o que todos nós iremos passar. Por isso nos mostra que, mesmo sendo o sofrimento insuportável, devemos sujeitar-nos à vontade de Deus e confiar nele, pois o final vai ser vitorioso.

Quem se deixa “prensar” dá aquilo de melhor que pode oferecer – não só o que há no exterior, mas o que vem do coração e da alma, de sua essência, do melhor de sua vida.

Para que as pessoas possam ver algo verdadeiro (proveniente do seu interior, onde Deus habita) e para que elas sintam o óleo da genuína salvação (testemunhada na sua vida pelo seu modo de agir), tem que ser por meio da moenda da alma.

Mas não tenha medo. Ao contrário do que sentimos, a verdade é que nós não estamos sós. Jesus passou pelo jardim primeiro para que, ao entrarmos no nosso Getsêmani, pudéssemos contar com a Sua fiel companhia.

Tenha certeza de que, de antemão, Ele já está lá nos aguardando, para nos consolar e acalentar, enxugar as nossas lágrimas, abraçar-nos com palavras de ânimo e encorajamento e, assim, fazer-nos chegar ao objetivo maravilhoso da vontade e do amor de Deus em nossa vida.

Sinta… Ele está conosco no jardim!

Leia também1 Coragem! Torne-se oceano!
2 Tenha raízes profundas
3 Um milagre, por favor!
4 Para Deus, e não para homens

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.