Leia também:
X Ex-bispo da Universal diz que bispo Formigoni foi afastado

A hora de cuidar é agora!

Gilton Medeiros - 16/09/2019 05h00 | atualizado em 16/09/2019 10h16

“É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (Jo 9.4)

Os mandamentos bíblicos – verdadeiras orientações e direcionamentos de Deus para as nossas vidas, são muitos. É verdade que todos são, inclusive os famosos “Dez mandamentos” da lei mosaica, derivados do maior de todos, que é o amor a Deus e ao próximo (Mt 22.36-40).

Há, entretanto, um mandamento que nem sempre é lembrado. Aliás, creio que é até mesmo desconhecido pela maior parte das pessoas. E o mandamento é este: “Não sejais vagarosos no cuidado.” (Rm 12.11) O que chama a atenção nesta ordenança do Senhor, que nos chega através da recomendação do apóstolo Paulo aos cristãos da Igreja de Roma, é que ele trata da necessidade de sermos ágeis na hora de cuidar dos que precisam de atenção ou ajuda!

Sim, é verdade que ouvimos com frequência mensagens sobre a necessidade de cuidarmos uns dos outros, de estarmos atentos às necessidades e dificuldades dos mais velhos, dos enfermos ou mesmo dos pobres e abandonados! Mas, na recomendação bíblica, o que causa admiração é a sua determinação em relação à forma que devemos usar para oferecermos ajuda ou cuidado: “Não sejais vagarosos…”! Em outras palavras, nada de demora para mostrar o amor, prestar o socorro necessário, estender a mão, abraçar, alegrar-se ou chorar juntos. Se é para se fazer alguma coisa, que seja feito sem demora!

Seja em casa, na família, ou em qualquer outro contexto o princípio é mesmo: se é preciso fazer algo, que seja feito logo! Se há alguma coisa para se dizer, que seja dito sem demora; ou alguma coisa para ser feita, que seja feita de imediato, com amor e alegria. Seja sempre bênção agindo com resolução e presteza! Há alguém precisando de amor e de cuidado? Cuide agora!

Oração – Senhor, eu preciso da sua ajuda para ter disposição e coragem para agir com amor e empenho na hora certa. Me dê forças para que eu consiga estender as minhas mãos para socorrer os que precisam e sabedoria para que eu possa discernir o que eu devo fazer. Que o seu amor seja transbordante em meu coração para que eu seja como o Senhor deseja. Por Jesus, amém!

 

Gilton Medeiros é pastor da Igreja Batista Jardim Santíssimo, na cidade do Rio de Janeiro. Atua também como Diretor Executivo do CJC – Ministério Vida Radiante, é editor do Jornal Novas e escritor.

Leia também1 Não tenho medo
2 Paz em meio à tempestade
3 Você não é um acidente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.