Paes consegue liminar e pode disputar governo do Rio
TSE suspende decisão que tornou o ex-prefeito do Rio de Janeiro inelegível por 8 anos
Henrique Gimenes - 10/05/2018 18h52

Agora filiado ao Democratas, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, poderá concorrer ao governo do estado em 2018. Isso porque o ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral, concedeu uma liminar suspendendo decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que o tornava inelegível. O deputado federal Pedro Paulo Carvalho também foi beneficiado na decisão.
Em dezembro, Paes e Pedro Paulo foram condenados pelo TRE por abuso de poder político e econômico na campanha à prefeitura em 2016 ao apresentar o Plano Estratégico da Prefeitura do Rio 2017-2020 como seu plano de governo. Além da inelegibilidade, os dois ainda deveriam pagar uma multa de cerca de R$ 106,4 mil.
No entanto, o ministro Jorge Mussi entendeu os dois políticos tenham cometido crimes. Para ele, “não se vislumbra qual o proveito eleitoral auferido por Pedro Paulo ao anexar, ao seu registro de candidatura, plano de governo com base em planejamento estratégico anterior e acessível a qualquer pessoa”.
Com a decisão, tanto Eduardo Paes, quanto Pedro Paulo Carvalho voltam a poder concorrer nas eleições.
Leia também1 Presidenciáveis falam sobre propostas em evento no RJ
2 Evangélica, Marina Silva faz acordo com LGBTIs