Leia também:
X Cantora Gisele Nascimento viaja para os EUA

No limite da dor

Jó 1:21 “O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”.

No limite da dor

No limite da dor / Foto: Pixabay

Marcelo Martins - 28/07/2017 05h00

No limite da dor

O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”. Jó 1:21

Há alguns anos, fui convidado para ministrar no velório de um jovem de apenas vinte anos de idade. Ele havia sofrido um terrível acidente de trânsito. Ao chegar à capela do cemitério, comecei a cumprimentar alguns familiares e amigos, tentando transmitir um pouco de consolo. Quando me aproximei da mãe do rapaz, presenciei uma cena que até hoje permanece intacta na minha mente. Ela chorava e emitia um som inexprimível de lamento e dor… como se gritasse aos céus: “Por que, Senhor? Por quê?”. Aquela mulher já havia perdido o marido, e agora tinha que se despedir do seu único filho.

Simplesmente, não há palavras que descrevam a dor no olhar de uma mãe que perde um filho. Só consegui abraçá-la. Choramos juntos.

Depois de alguns minutos, pedi silêncio naquela sala para que juntos orássemos a Deus. Mas que oração eu poderia fazer? O que dizer? Apenas fechei os olhos e clamei por misericórdia e consolo do Espírito. Enquanto eu orava, podia-se ouvir baixinho a mãe glorificar a Deus: “Louvado seja! Glória a Deus!”. Ela deveria estar fazendo um esforço sobrenatural para dizer aquelas palavras!

O que fazer quando a dor ultrapassa todos os limites possíveis? Como reunir forças para continuar louvando a Deus enquanto a perda dilacera o coração?

Jó sofreu perdas irreparáveis. Perdeu a fortuna, os filhos, a saúde. E mesmo atingido por tanta adversidade, Jó não pecou nem culpou a Deus por nada. Pelo contrário, ele ainda encontrou forças para dizer: “O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”. Jó sabia que tudo o que ele possuía, na verdade, não era dele, mas de Deus. É essa compreensão que nos ajuda a lidar com a dor das perdas.

Talvez, enquanto você lê este devocional, algumas memórias doloridas estejam batendo à porta da sua mente mais uma vez. Eu gostaria de ter poder para lhe trazer alívio, mas não tenho. Apenas carrego em mim a esperança de que Deus é fiel para abrandar as dores que sofremos e permanecer ao nosso lado enquanto choramos.

O que podemos aprender?

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Mateus 11:28

Buscar a presença de Deus não apaga a dor de uma hora para a outra. Entretanto, ao sentir o amor de Deus, conseguiremos passar por todo o doloroso processo com esperança de que um dia a dor se torne apenas uma lembrança, uma saudade.

Nesta jornada o tempo será um grande amigo.

Vamos conversar com Deus?

Senhor Deus, eu gostaria de orar especialmente por essa pessoa que está lendo este devocional. Ajude-a, amado Senhor, a permanecer em tua presença mesmo que a dor da perda aperte o seu coração. Pai, derrame o consolo do teu Espírito e ajude-a a seguir em frente, crendo que dias melhores virão. Assim oramos, em nome de Jesus Cristo. Amém”.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.