Leia também:
X Presidente da CCJ, Kicis diz que ‘Bia radical’ nunca existiu

Ética da Câmara segue com ação pela cassação de Silveira

Deputado terá até dez dias úteis para apresentar sua defesa por escrito

Thamirys Andrade - 12/03/2021 13h03 | atualizado em 12/03/2021 14h08

Deputado Daniel Silveira Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara

Por 13 votos a 2, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta sexta-feira (12) prosseguir com o processo que pode levar à cassação do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

O parlamentar está preso desde o dia 16 de fevereiro, após divulgar um vídeo com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), da Ditadura Militar, e pedir a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, Daniel Silveira terá até dez dias úteis para apresentar sua defesa por escrito. Só então o processo terá início com coleta de provas e audição de testemunhas.

Por videoconferência, o deputado participou da reunião do Conselho de Ética e, segundo informações do portal G1, disse que era vítima de uma “caça às bruxas” e que não ameaçou ninguém. Silveira se defendeu citando a prerrogativa de imunidade parlamentar, prevista na Constituição, que concede a parlamentares a não perseguição por ideias e opiniões. O deputado disse que estavam “relativizando” o seu direito.

O relator Fernando Rodolfo (PL-PE) respondeu, argumentando que a premissa “não possui caráter absoluto” e que o “o excesso de linguagem pode configurar, em tese, quebra de decoro, a ensejar o controle político”.

Em até 90 dias úteis, será emitido um parecer do Conselho de Ética pela absolvição ou punição ao deputado, que poderá recorrer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em caso de pedido de suspensão ou cassação de mandato, o caso seguirá para o plenário da Câmara.

Leia também1 Ao STF, PGR diz ser a favor de Silveira solto e com tornozeleira
2 Moraes mantém prisão do deputado Daniel Silveira
3 Tabata Amaral quer prisão para quem pede volta da ditadura
4 Daniel Silveira assinou filiação ao PTB na prisão, diz Jefferson
5 'Decisão sobre Daniel Silveira foi dura, mas necessária', diz Maia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.