Leia também:
X Bolsonaro sobre Temer: “O coveiro me enganou uma vez só”

TRE proíbe Instagram de excluir posts de Bia Kicis e define multa

Deputada acionou a Justiça Eleitoral após a plataforma suspender algumas funcionalidades de seu perfil

Henrique Gimenes - 12/09/2022 22h03 | atualizado em 13/09/2022 11h34

Deputada federal Bia Kicis Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o Instagram não poderá excluir publicações feitas pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF) durante o período eleitoral. A parlamentar, que disputa a reeleição, decidiu acionar a Justiça Eleitoral após a rede social suspender algumas funcionalidades de seu perfil.

Na peça apresentada ao TRE, a defesa de Bia Kicis afirmou que sua conta no Instagram não pode ser marcada por alguns de seus seguidores. Além disso, a plataforma também a impediu de realizar transmissões ao vivo.

A decisão de proibir a rede de excluir as publicações foi determinada pelo desembargador eleitoral Diego Barbosa, que ainda fixou uma multa no valor de R$ 10 mil diários caso o Instagram exclua algum post da deputada.

– Defiro parcialmente a liminar vindicada a fim de que a empresa Facebook restabeleça todas as funcionalidades do perfil no instagram @biakicis e não exclua publicações por uso de algoritmo durante o período eleitoral, eis que eventual descompasso com a legislação é de ser examinada por esta Justiça Especializada. Determino, ainda, que o Facebook abstenha-se de utilizar quaisquer ferramentas da plataforma para o bloqueio e a restrição do alcance de suas publicações, durante o período eleitoral, atendendo as presentes determinações no prazo de 48 horas, sob pena de multa de R$ 10 mil por publicação excluída ou restringida – escreveu o desembargador.

Leia também1 TSE deve julgar, nesta terça, uso do 7 de Setembro por Bolsonaro
2 Sem público? Campanha de Lula não fará megacomícios
3 Bolsonaro relata seus momentos mais marcantes com Deus
4 Noblat: Vitória de Bolsonaro no 1º turno não pode ser descartada
5 Ciro diz que Lula é responsável pela eleição de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.