Leia também:
X Lula: “Trabalhador de aplicativo não é microempreendedor”

Grupo quer impedir posse de 5 deputados por ‘apoio’ a protestos

Advogados do Prerrogativas enviaram o pedido ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE

Pleno.News - 18/01/2023 20h01 | atualizado em 19/01/2023 10h52

Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O coletivo de advogados Prerrogativas requereu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que suspenda a diplomação e impeça a posse de cinco deputados de Mato Grosso do Sul, três do PL, um do PRTB e um do PP. O grupo acusa os eleitos de “apoiar” os protestos do dia 8, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo o Prerrogativas, “o apoio público a atos atentatórios ao regime democrático configura comportamento incompatível com o decoro parlamentar”.

A petição cita os nomes dos deputados Luiz Ovando (PP-MS), Marcos Pollon (PL-MS), João Henrique Catan (PL-MS), Rafael Tavares (PRTB-MS) e Rodolfo Nogueira (PL-MS), o Gordinho do Bolsonaro.

– Não é aceitável ou imaginável que pessoas que tenham sido eleitas como representantes do povo em um regime democrático, por meio de eleição livre, possam apoiar, incentivar e mesmo participar de atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito – sustentam os advogados no texto que enviaram a Alexandre de Moraes.

O grupo faz referência à decisão do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que afastou o juiz Wagner Batista Ferreira Machado, da 3ª Vara da Fazenda de Belo Horizonte – magistrado que autorizou um comerciante a retornar a um acampamento montado em frente ao QG do Exército na capital mineira.

A avaliação de Salomão foi a de que o “ambiente” de ataques à democracia culminou em “atos terroristas” em Brasília, sendo que tal contexto não pode ser “retroalimentado por decisões judiciais ilegítimas que, ao fim e ao cabo, atentam contra o próprio Estado Democrático de Direito”.

Ao Supremo, o grupo Prerrogativas sustentou que a decisão do corregedor é um “paralelo perfeitamente aplicável” ao caso dos deputados.

– Se um juiz, por ter apoiado a prática de atos atentatórias contra a Democracia brasileira pode ser afastado do cargo, com muito mais razão, deputados eleitos, mas que ainda não foram empossados não poderão, da mesma forma, entrar no exercício do mandato parlamentar por terem, publicamente, apoiado a prática de atos criminosos e atentatórios à Democracia, ao Estado de Direito e às Instituições – argumenta o grupo.

COM A PALAVRA, OS DEPUTADOS
Até a publicação deste texto, a reportagem do Estadão buscou contato com os parlamentares citados na representação do grupo Prerrogativas, mas sem sucesso. O espaço está aberto para manifestações.

*AE

Leia também1 Lula: "Trabalhador de aplicativo não é microempreendedor"
2 Lula critica manifestações no DF: “Começo de golpe de Estado”
3 Lula critica estrutura de evento e dá bronca em funcionários
4 Greenwald: "A esquerda achou que eu era sua propriedade"
5 Malafaia detona o governo Lula após decisão sobre o aborto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.