Leia também:
X Durante jantar, homem morde molusco e acha pérola valiosa

Putin pretende ter negociações com a Ucrânia no fim de semana

Será a terceira rodada de negociações entre os dois países

Pleno.News - 04/03/2022 15h05 | atualizado em 04/03/2022 15h46

Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/ANDREY GORSHKOV / SPUTNIK / KREMLIN POOL

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, conversou por telefone nesta sexta-feira (4) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, segundo informações do governo alemão em comunicado. Na conversa que durou uma hora, Scholz expressou sua “profunda preocupação” com a Ucrânia. E pediu o fim imediato dos combates no país, bem como a permissão para o acesso humanitário em áreas de confronto.

Putin, por sua vez, informou que Rússia e Ucrânia agendaram uma terceira rodada de negociações para este fim de semana. Além disso, a dupla de líderes concordou em manter novas conversas no futuro próximo, diz a nota oficial.

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) suspenderam a participação da Rússia no Grupo Coordenado de Países Desenvolvidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), nesta sexta-feira (4). A decisão foi informada por carta ao presidente do conselho geral da OMC, Didier Chambovey.

A medida foi acatada como resposta à “agressão não provocada e injustificada” da Rússia à Ucrânia na última semana, escreveram os representantes permanentes dos EUA, David Bisbee, e da UE, Hiddo Houben, na OMC. Os membros do grupo acreditam que a participação da Rússia não é mais apropriada em suas atividades

Os EUA e a UE condenaram as ações da Federação Russa e as consideraram como não provocadas.

– Premeditar um ataque a um Estado democrático é uma notória violação da lei internacional, da carta das Nações Unidas e de princípios fundamentais da paz e segurança internacional.

Na quinta-feira (3), o Canadá também revogou o status de Rússia e Belarus como nações comerciais mais favorecidas, oferecido a membros da OMC.

*AE

Leia também1 Rússia culpa Ucrânia por ataque à usina nuclear: 'Provocação'
2 Senador dos EUA sugere morte de Putin para acabar a guerra
3 EUA: 'Bombardeio de Putin leva terror um passo à frente'
4 Lula 'culpa' Bolsonaro e Temer por falta de fertilizantes no país
5 Bolsonaro sobre guerra: “Brasil não mergulhará em aventura”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.