Leia também:
X Zelensky quer que russos protestem contra ataque à usina nuclear

Rússia culpa Ucrânia por ataque à usina nuclear: ‘Provocação’

Ataque provocou incêndio na usina nuclear de Zaporozhye

Monique Mello - 04/03/2022 11h55 | atualizado em 04/03/2022 12h14

Usina nuclear de Zaporozhye sofreu bombardeio Foto: EFE/EPA/Zaporizzhzhya NPP /

O Ministério de Defesa da Rússia disse que a culpa do ataque na região do complexo militar é de sabotadores ucranianos. O porta-voz do ministério, o major-general Igor Konashenkov, informou em uma publicação que a usina nuclear de Zaporozhye, no sul da Ucrânia, está operando normalmente, e que já estava sob controle russo desde o dia 28 de fevereiro.

– Na última noite, em um território adjacente à usina nuclear, houve uma tentativa de nacionalistas do regime de Kiev de tentar fazer uma provocação monstruosa – disse.

De acordo com Konashenkov, a patrulha russa foi atacada por sabotadores russos no terreno ao lado do complexo com o objetivo de incriminar o Kremlin de “contaminação radioativa” na Europa.

O porta-voz informou ainda que, após a dominação da região, funcionários da usina continuaram normalmente o trabalho realizado no local. Segundo o ministério da Defesa, os militares ucranianos que guardavam a usina nuclear deixaram as instalações antes mesmo da chegada das tropas russas.

Para o general Konashenkov, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky utilizou em seu discurso sobre o incêndio palavras que “não deixam dúvidas” de que a situação teria sido organizada para “acusar a Rússia de criar uma fonte de contaminação radioativa”.

No Twitter, o conselheiro do Chefe do Gabinete da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolak, publicou um vídeo da usina com a declaração “Toda a Europa corre o risco de repetir a catástrofe nuclear. Os russos devem parar o fogo!”.

Leia também1 Zelensky escapou de 3 tentativas de assassinato, diz jornal
2 Estado Islâmico: Invasão russa é castigo divino ao Ocidente
3 Na Ucrânia, Arthur do Val diz estar fazendo coquetéis molotov
4 Eduardo Fauzi é extraditado da Rússia para o Brasil
5 Sanções já estão tendo 'impacto profundo' na Rússia, diz Biden

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.