Leia também:
X Médicos defendem cloroquina contra Covid-19 nos EUA

Mark Zuckerberg é processado por mentir para o Congresso

Republicanos acusam rede social de, deliberadamente, censurar conteúdo conservador

Paulo Moura - 27/07/2020 18h29 | atualizado em 27/07/2020 18h31

Mark Zuckerberg na audiência Foto: EFE/Shawn Thew

O deputado republicano da Flórida, Matt Gaetz, entrou com uma ação criminal junto ao procurador-geral do Departamento de Justiça, William Barr, contra o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, por acusações de que o empresário teria feito declarações falsas ao Congresso norte-americano. Segundo Gaetz, as declarações ocorreram enquanto Zuckerberg estava sob juramento em duas audiências conjuntas ocorridas em 10 e 11 de abril de 2018.

De acordo com um comunicado enviado pelo republicano para a imprensa, “Zuckerberg negou repetidamente e categoricamente que sua empresa estivesse envolvida em preconceitos contra discurso, pessoas, políticas ou política conservadora e também negou que o Facebook censurasse e suprimisse o conteúdo que apoiava o presidente Donald Trump e outros conservadores.”

Um relatório do projeto Veritas e filmagens secretas, porém, mostraram que os moderadores da rede optaram ativamente por eliminar o conteúdo permitido da plataforma e da exibição do público simplesmente devido à sua orientação política conservadora. Caso a denúncia feita pelo congressista seja aceita, a empresa de Zuckerberg será forçada a enfrentar uma investigação criminal pelo Departamento de Justiça.

– A supervisão é uma parte essencial da autoridade constitucional do Congresso. Como membro deste órgão, questiono a veracidade do Sr. Zuckerberg e desafio sua disposição de cooperar com nossa autoridade de supervisão, desviando recursos do Congresso durante investigações que afetam o tempo e impedindo materialmente nosso trabalho. Tais declarações falsas não são apenas injustas, são potencialmente ilegais e fraudulentas – completa Gaetz.

Leia também1 Brasileira explica "o horror" do comunismo na Polônia
2 Bolsonaristas bloqueados criam novas contas e bombam de seguidores
3 Bolsonaro aciona STF contra suspensão de perfis de aliados
4 Prefeito elogia novo cemitério: "Vai dar vontade de morrer"
5 Criança tem córnea queimada após álcool em gel cair no olho

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.