Leia também:
X Relembre grandes incêndios florestais ao redor do mundo

General Heleno diz que França deixou destruição em colônias

Ministro também comparou postura de Macron a "molecagem"

Ana Luiza Menezes - 27/08/2019 21h43 | atualizado em 27/08/2019 21h44

General Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional Foto: PR/Marcos Corrêa

Nesta terça-feira (27), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, se posicionou contra a atitude do presidente francês Emmanuel Macron, que criticou a política ambiental do governo brasileiro. De acordo com ele, a França não deveria emitir esse tipo de opinião, uma vez que deixou ‘rastro de destruição’ por onde passou.

O general também definiu a postura de Macron como “molecagem”, após o francês ter levado a questãos das queimadas no Brasil ao G7 e sugerido um status internacional para a Amazônia. Para o ministro, a França não está habilitada a dar lição a outra nação no que diz respeito a assuntos ambientais.

– Essa posição colonialista do Macron, além de ser lamentável, ela tem um passado triste. 90% das ex-colônias francesas vivem em situação lamentável. […] Então, a França não pode dar lição a ninguém nesse aspecto. Eu vivi o problema no Haiti. O Haiti é colônia francesa, uma delas. Onde eles passaram, deixaram um rastro de destruição, de confusão, de miséria, então, eles não podem dar esse tipo de conselho a ninguém. Isso é molecagem – avaliou.

O G7 engloba os países mais ricos do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Apesar das ações de Macrom, outros líderes mundiais decidiram apoiar o presidente Jair Bolsonaro, mantendo um clima amistoso com o Brasil e oferecendo apoio para ajudar a acabar com as queimadas na região amazônica.

O clima entre os presidentes do Brasil e da França ficou ruim após Macron ter publicado uma foto antiga para lamentar as queimadas. Bolsonaro o acusou pelo uso da imagem indevida e também classificou seu posicionamento como “colonialista”.

Leia também1 "Estamos mudando o Brasil para melhor", diz Bolsonaro
2 STF anula sentença de Sergio Moro contra Aldemir Bendine
3 Bolsonaro atende eleitores e abre caixa-preta da Amazônia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.