Leia também:
X Bolsonaro lamenta morte de ex-primeira-dama de Israel

Líder da Sérvia diz que Djokovic é ‘humilhado e maltratado’ na Austrália

Presidente criticou cancelamento do visto do tenista

Pleno.News - 14/01/2022 22h08 | atualizado em 14/01/2022 22h10

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, acusou nesta sexta-feira (14) as autoridades da Austrália de “maltratar e humilhar” o tenista Novak Djokovic, que teve o visto para entrar em território australiano revogado pela segunda vez.

A decisão final do Tribunal do Circuito Federal do país da Oceania sobre se Djokovic será deportado será conhecida no domingo (16), um dia antes do início do Aberto da Austrália.

Djokovic viajou para a Austrália com uma isenção médica que lhe permitia disputar o Aberto mesmo sem estar vacinado. Ele teve o visto revogado pela primeira vez no dia 6, e ficou retido em um hotel para solicitantes de asilo até o dia 10, quando obteve a primeira decisão judicial em seu favor.

– Por que o maltratam e por que o humilham? Não só ele, mas também sua família e toda uma nação livre e orgulhosa – disse Vucic em sua conta no Instagram.

Vucic questionou se as medidas foram tomadas para “bajular a opinião pública” e marcar pontos antes das eleições que serão realizadas na Austrália no final deste ano. Ele alegou que os ataques e a pressão sobre o atleta têm sido amplamente ecoados por razões “desconhecidas”.

– Volto à questão moral. Se queriam banir a Novak do 10º troféu em Melbourne (o tenista é nove vezes campeão do Grand Slam australiano), por que não recusaram imediatamente sua entrada e lhe disseram que não poderia obter o visto? – perguntou.

Em relação ao apoio do primeiro-ministro australiano, Scott Morrison à retirada do visto, o presidente sérvio disse estar surpreso que órgãos do poder Executivo alterem decisões judiciais – no caso, em favor do tenista.

O visto de Djokovic foi cancelado hoje depois que uma corte de Melbourne anulou a primeira revogação no início da semana, atendendo a um recurso dos advogados do tenista.

*EFE

Leia também1 Advogado de Djokovic critica visto cancelado: "Irracional"
2 Djokovic tem visto cancelado pela Austrália pela segunda vez
3 Austrália: Djokovic lamenta erro em informações de formulário
4 Mãe de Djokovic vê filho como vítima de tortura por retenção na Austrália
5 Austrália cogita deportar Djokovic, apesar de vitória judicial do tenista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.