Leia também:
X Cratera em Marte tem sinais de semelhança com lago na Turquia

Harry e Meghan perdem seus últimos títulos oficiais

Rainha Elizabeth II decidiu retirar do neto os patrocínios honorários que ele ostentava

Pleno.News - 19/02/2021 15h28 | atualizado em 19/02/2021 17h52

Harry e Meghan Foto: Reprodução

O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, confirmaram à rainha Elizabeth II que não voltarão a ser membros ativos da família real britânica, segundo informou o Palácio de Buckingham em comunicado.

Harry, neto da rainha, e Meghan decidiram há um ano afastar-se da monarquia, começar uma vida fora do Reino Unido e ser financeiramente independentes. O episódio ficou conhecido como Megxit, mas a situação estava pendente de revisão no início de 2021.

Com esta confirmação, a chefe de Estado decidiu retirar do neto os patrocínios honorários que ele ostentava e que voltarão para a soberana, que os distribuirá a outros membros da realeza.

A decisão foi conhecida dias após os duques de Sussex, que se casaram no Castelo de Windsor em 2018, informarem que terão um segundo filho, e isto coincidiu com a internação do príncipe Philip, marido de Elizabeth II.

No comunicado divulgado nesta sexta-feira (19), o palácio acrescentou que, ao confirmar a decisão dos duques, a rainha comunicou a eles que “não é possível continuar com as responsabilidades e deveres que fazem parte da vida ao serviço público”.

– As nomeações honorárias militares e os patrocínios reais que os duques ostentavam voltarão, portanto, para a Sua Majestade, antes de serem distribuídos entre membros trabalhadores da família real – explicou a nota.

O palácio admitiu que, embora seja uma decisão triste, Harry e Meghan, que residem em Los Angeles, ainda são “membros muito queridos da família real”.

Um porta-voz de ambos declarou que eles “continuam comprometidos com seu dever e serviço ao Reino Unido e em todo o mundo, e ofereceram apoio contínuo às organizações que representaram, além do papel oficial”.

– Todos podemos viver uma vida de serviço, o serviço é universal – disse o porta-voz, citado pela BBC.

Entre os patrocínios que Harry perderá estão o da União de Rúgbi, que agradeceu ao príncipe pelo comprometimento com o esporte nos últimos anos, o do Real Tetro Nacional e o da Associação de Universidades da Commonwealth.

Algumas das nomeações militares honorárias que o príncipe devolve à avó são as de capitão-geral dos Royal Marines, da Força Aérea Real Honington e da Royal Navy Small Ships.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Família crescendo! Príncipe Harry e Meghan terão o 2° filho
2 Conheça trajetória do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II
3 Meghan vence ação contra jornal por violação de privacidade
4 Ex-assessor diz que “Harry e Meghan estragaram tudo”
5 Nasce bebê real que teve título negado pela mãe por "maldição"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.