Cratera em Marte tem sinais de semelhança com lago na Turquia
Características geológicas e minerais chamaram a atenção dos especialistas
Thamirys Andrade - 19/02/2021 15h26 | atualizado em 19/02/2021 17h55

Um lago de aproximadamente 40 quilômetros quadrados, no sudoeste da Turquia, chamou a atenção de cientistas pelas semelhanças com a cratera Jezero de Marte, onde aterrissou o robô explorador Perseverance, da Nasa.
Os cientistas acreditam que o lago Salda, na província turca de Burdur, tem características minerais e geológicas similares às da cratera, informou nesta sexta-feira (19) a agência Anadolu.
– Salda é um laboratório vivo para o desenvolvimento das primeiras formas de vida na Terra. Não é possível encontrar um laboratório similar no mundo – comentou à agência o geólogo Candan Gökçeoglu.
Os conhecimentos da composição mineral do lago Saldo podem ajudar na busca de antigos sinais de vida na superfície marciana.
– Existem minerais hidromagnéticos formados como resultado da atividade bacteriana em Salda que se desenvolveram como carbonatos minerais. Foram observadas estruturas semelhantes na cratera de Jezero – acrescentou.
Especialistas acreditam que a cratera de Jezero, que tem tamanho similar ao lago Salda, foi um lago que secou há milhões de anos e pode conservar moléculas orgânicas e micróbios nos sedimentos argilosos.
A expectativa é de que, quando voltar à Terra, o robô Perseverance, que aterrissou em Marte na quinta-feira (18), traga informações sobre este planeta, sobre o sistema solar e sobre as possibilidades de vida fora da Terra.
*EFE
Leia também1 Confira as primeiras imagens de Marte feitas por sonda da Nasa
2 Robô mais sofisticado da Nasa pousa em Marte nesta quinta
3 Primeira sonda espacial dos Emirados produz foto de Marte
4 Robô da Nasa pousa com sucesso na superfície de Marte
5 Mineral marciano é encontrado preso em gelo na Antártida