Leia também:
X EUA: Candidato democrata fuma maconha em campanha eleitoral

Asteroide de 1 km de diâmetro passará “perto” da Terra hoje

Esse será o asteroide mais próximo do planeta nos próximos 200 anos

Pleno.News - 18/01/2022 16h21 | atualizado em 18/01/2022 17h52

Asteroide de 330 metros vai passar próximo da Terra em dezembro
Passagem não apresenta risco de colisão com a Terra Foto: Pixabay

Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de diâmetro passará nesta terça-feira (18) o mais próximo da Terra do que qualquer outro nos próximos dois séculos, mas em princípio ele não representa risco para o planeta já que a passagem será a uma distância de 1,9 milhão de quilômetros.

Ao contrário da ameaça retratada no filme Não Olhe Para Cima, o asteróide 7482 1994 PC1, com mais de duas vezes o tamanho do Empire State Building de Nova York, “voará com segurança por sobre nosso planeta” nesta tarde, conforme anunciado pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).

Descoberto em 1994 por cientistas da Nasa, o asteroide está se movendo a 76.192 km/h, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, a divisão da agência aeroespacial que rastreia cometas e asteroides que podem colidir com o planeta.

De acordo com a Nasa, a trajetória do objeto atingirá seu ponto mais próximo da Terra às 16h51 de hoje (horário local, 18h51 de Brasília) e será o asteroide mais próximo do planeta nos próximos 200 anos.

Nesse sentido, a mídia especializada esclareceu que o asteroide não poderá ser visto da Terra a olho nu, apenas sim com um pequeno telescópio, por volta das 20h30.

O asteroide de hoje não é o maior que passou perto da Terra. Essa honra ficou com o 3122 Florence, que tinha entre 4 e 8,8 quilômetros de diâmetro. Ele circulou perto do nosso planeta em setembro de 2017 e não retornará até 2 de setembro de 2057.

Um Objeto Próximo à Terra, nomenclatura usada pela Nasa para asteroides e cometas que ela identifica e cataloga, tem órbitas que o coloca a até 48 milhões de quilômetros da Terra.

DESVIO DE ASTEROIDES
No ano passado, a Nasa lançou sua primeira missão de defesa planetária dos EUA, que irá chocar deliberadamente um dispositivo contra um asteroide para desviá-lo de sua órbita e, assim, testar uma tecnologia que busca evitar colisões com a Terra.

A missão Double Asteroid Redirection Test (DART) decolou em novembro, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia.

O DART viajará a cerca de seis quilômetros por segundo e a estimativa é de que, em setembro deste ano, ele colida com Dimorphos, a pequena lua do asteroide Didymos, com cerca de 780 metros de diâmetro, para tentar alterar a sua órbita.

*EFE

Leia também1 Primeiras imagens de Tonga após erupção são divulgadas
2 Hong Kong sacrificará mais de 2 mil hamsters para evitar a Covid
3 Maior erupção vulcânica em 30 anos deixa dois mortos no Peru
4 Xi Jinping diz que nenhuma corrente vai deter a globalização
5 Coreia do Norte lança projétil não identificado no Mar do Japão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.