Leia também:
X Coreia do Norte lança projétil não identificado no Mar do Japão

Xi Jinping diz que nenhuma corrente vai deter a globalização

Presidente da China deu declarações nesta segunda-feira

Pleno.News - 17/01/2022 10h31 | atualizado em 17/01/2022 10h59

Xi Jinping Foto: EFE/EPA/NOEL CELIS / POOL

O presidente da China, Xi Jinping, declarou nesta segunda-feira (17) que nenhuma corrente poderá deter “a tendência da globalização”. Ele deu declarações durante um discurso na conferência virtual Agenda Davos, do Fórum Econômico Mundial.

O líder chinês fez também um apelo à comunidade internacional para que “elimine barreiras”, em vez de “construir muros” e que se “oponha ao protecionismo”.

Xi, que participou do evento por videoconferência a convite do fundador do Fórum de Davos, Klaus Schwab, enfatizou a importância da cooperação em face da pandemia, ao mesmo tempo que pediu um “fornecimento equitativo” de vacinas contra a Covid-19.

– Estamos todos juntos em um grande barco – afirmou ele.

O presidente chinês, que já discursou três vezes no Fórum Econômico Mundial, também disse que a economia da China “não deve crescer às custas do meio ambiente”, embora tenha acrescentado que o país “não deve sacrificar seu crescimento para proteger o meio ambiente”.

Ainda de acordo com ele, os países devem “proteger o verdadeiro multilateralismo”, “remover barreiras”, em vez de “construir muros” e defender “mais integração”, em vez de “desacoplamento” econômico.

– A pandemia está se mostrando duradoura, e novas variantes estão fazendo com que ela se espalhe mais rapidamente – declarou.

Xi também pediu “forte confiança e cooperação” como a única maneira de enfrentar o vírus e advertiu que “acusações de culpa” só atrasam a ação contra a crise sanitária global.

Sobre a questão climática, ele reiterou que o mundo deve aderir ao princípio de “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, e encorajou “economias desenvolvidas” a “assumir a liderança” no cumprimento das metas de redução das emissões de carbono.

O Fórum Econômico Mundial cancelou pelo segundo ano consecutivo seu carro-chefe anual, o Fórum de Davos, devido à incerteza criada pela disseminação da variante Ômicron do coronavírus. Em vez disso, está organizando a Agenda Davos 2022, uma série de apresentações e discussões virtuais entre os líderes da política e economia global.

*EFE

Leia também1 Vladimir Putin terá reunião com o presidente da China
2 Lockdown deixa mulher presa na casa de paquera no 1° encontro
3 EUA: Cientista chinês admite ter roubado segredos de empresa para ceder à China
4 China faz lockdown em cidade, e bebês morrem sem atendimento
5 Perfil esquerdista elogia ditador chinês, é críticado e se desculpa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.