Leia também:
X Vídeo: Homem empurra mulher nos trilhos quando metrô se aproxima

Maior erupção vulcânica em 30 anos deixa dois mortos no Peru

Vítimas foram surpreendidas por ondas excepcionalmente altas decorrentes do fenômeno

Pleno.News - 17/01/2022 13h32 | atualizado em 17/01/2022 13h49

Erupção de vulcão submarino provoca tsunami em Tonga
Nuvens de cinzas, vapor e gás emitidas pelo vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai Foto: EFE/EPA | Serviços meteorológicos de Tonga

Segundo informou a Defesa Civil local neste domingo (16), duas pessoas morreram afogadas em uma praia no norte do Peru, depois que ondas excepcionalmente altas foram registradas em várias áreas costeiras, após a erupção de um vulcão subaquático no sábado (15), em Tonga, no Oceano Pacífico.

A morte de duas pessoas por afogamento ocorreu no dia da erupção em uma praia localizada na região de Lambayeque, conforme informou o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) do Peru, em comunicado.

A polícia peruana disse no Twitter que as duas vítimas foram encontradas mortas por policiais de uma delegacia da praia de Naylamp. O tweet dizia que “ondas… anormais” foram registradas na área, que havia sido declarada imprópria para banhistas.

O vulcão submarino em Tonga entrou em erupção no sábado, provocando alertas de tsunami e ordens de retiradas no Japão, além de enormes ondas em várias ilhas do Pacífico Sul, onde imagens nas redes sociais mostram o mar batendo contra casas na costa.

Mais de 20 portos peruanos foram temporariamente fechados como medida de precaução em meio a alertas de que o vulcão estava causando ondas anormalmente altas, afirmou o Indeci.

Imagens de TV mostraram várias casas e empresas inundadas pelas águas do mar, em áreas costeiras no norte e centro do Peru. A Marinha peruana informou que um alerta de tsunami foi descartado para o país da costa do Pacífico.

No Japão, centenas de milhares de pessoas foram orientadas a evacuar áreas de risco no domingo, quando ondas de mais de um metro atingiram áreas costeiras, segundo informou a emissora pública NHK.

CAPITAL COBERTA POR CINZAS
Ainda não é possível conhecer a extensão dos dados da erupção em Tonga, pois as linhas de comunicação sofreram cortes. Ainda assim, um relatório preliminar do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, aponta que a capital Nuku’alofa “está coberta por uma camada de dois centímetros de cinza e poeira vulcânica”.

Segundo o documento, o governo de Fiji está monitorando a qualidade do ar, “pois existe a possibilidade de que a nuvem de cinzas se aproxime ainda mais do país. A população foi aconselhada, por precaução, a cobrir todas as caixas d’água domésticas e a permanecer dentro de casa em caso de chuva, devido ao risco de as precipitações se tornarem ácidas”.

O escritório destaca que “a comunicação ainda é a questão mais desafiadora, pois a internet e as linhas telefônicas internacionais ainda estão fora de serviço”.

Segundo o texto, “os telefones por satélite são o único instrumento confiável para comunicação com o exterior, mas também nem sempre funcionam de maneira confiável. No entanto, os sistemas telefônicos locais foram restaurados. A energia também foi restaurada em partes da capital”.

MAIOR EM 30 ANOS
A estrondosa erupção do vulcão pôde ser ouvida a centenas de quilômetros de distância. O vulcanologista da Universidade de Auckland, Shane Cronin, disse à Rádio Nova Zelândia que a erupção do vulcão em Tonga é provavelmente a maior dos últimos 30 anos.

– A grande e explosiva extensão lateral da erupção sugere que foi provavelmente a maior desde a erupção do Pinatubo, em 1991 – disse o especialista.

Cronin explicou que os dados preliminares da atividade de sábado do vulcão sugerem que o Índice de Explosividade Vulcânica (IEV), que mede a magnitude da erupção, pode chegar a cinco em uma escala de oito, enquanto o do Monte Pinatubo era seis. O vulcanologista apontou que uma erupção de cinco IEVs não ocorre mais do que algumas vezes em uma década.

(Com agências internacionais).

*AE

Leia também1 48 crianças receberam doses de adulto vencidas contra a Covid
2 Bolsonaro alerta sobre ideologia de gênero e possível volta do PT
3 'Pandemia vai ser cada vez mais leve’, avalia presidente da Pfizer no Brasil
4 PT de Lula mira em evangélicos e fará programa de entrevistas
5 Homem pede prisão de Bonner por incentivo à vacinação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.