Leia também:
X Pessoas que pediram demissão na pandemia se arrependem

Receita Federal abre prazo para declaração do Imposto de Renda

Prazo para entrega ficará aberto até o dia 31 de maio

Pleno.News - 15/03/2023 11h07 | atualizado em 15/03/2023 13h07

Imposto de Renda Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 já pode ser feita pelo contribuinte desde 9h desta quarta-feira (15). O prazo para este ano será estendido até 31 de maio. A Receita Federal espera receber até 39,5 milhões de declarações.

A Receita Federal liberou desde 9 de março o programa do IR para download. Para baixá-lo, basta entrar no site oficial do órgão no seguinte endereço na internet: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf.

A plataforma está disponível para os sistemas de computador Windows, MacOS, da Apple, e Linux. Para o celular, é possível baixar o aplicativo em versões Android e iOS. É possível ainda realizar a declaração de maneira online por meio do E-CAC, sistema da Receita Federal. Se o contribuinte optar por essa funcionalidade, não será necessário realizar download de nenhum programa.

O acesso por esse modo poderá ser feito por meio de senha no Gov.br, do governo federal.

NOVIDADES NO IR 2023
A Receita Federal preparou algumas novidades para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Uma das mais importantes é em relação ao prazo: a entrega, que começa em 15 de março, vai até 31 de maio. A prorrogação até maio deve se tornar padrão, conforme sinalizou o Fisco recentemente.

Para a declaração em si, houve uma alteração em relação à obrigatoriedade. Antes, o contribuinte que operava em Bolsa de Valores já estava obrigado a prestar contas. Agora, estão sujeitos à declaração apenas quem realizou operação de alienação em Bolsa, de mercadorias, futuros e assemelhadas, com soma superior a R$ 40 mil ou com apuração de ganhos líquidos sujeita à incidência de imposto.

Outra alteração é a possibilidade de autorização de acesso, que permitirá que um contribuinte “terceirize” a declaração para outro CPF.

*AE

Leia também1 Âncoras da CNN ironizam ideia de passagens aéreas a R$ 200
2 Luiza Tomé diz que assédio de ex-diretor a afastou da Globo
3 Alesp: Tarcísio tem apoio de 60 dos 94 deputados nas redes
4 Keanu sobre segurança no Brasil: "Perigoso para John Wick"
5 Boletim: Internada em Brasília, Marina Silva tem quadro estável

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.