Leia também:
X Equipe de Bolsonaro procura mulher que fez Pix de R$ 3,5 mil

TSE: Benedito Gonçalves vota para tornar Bolsonaro inelegível

O ministro é o relator do caso que pode deixar o ex-presidente de fora das eleições por oito anos

Pleno.News - 27/06/2023 22h24 | atualizado em 28/06/2023 10h22

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e o ministro relator da ação de Bolsonaro, Benedito Gonçalves Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), votou a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, para torná-lo inelegível por oito anos.

O voto do relator tem 382 páginas que trazem o embasamento para considerar que, ao se reunir com embaixadores, Bolsonaro cometeu abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação.

Assim, Gonçalves concorda com o posicionamento do Ministério Público Eleitoral (MPE) que, na semana passada, defendeu a condenação do ex-presidente, mas livrando o então candidato a vice, Walter Braga Neto, que também foi denunciado pelo PDT.

O julgamento não foi apenas sobre a reunião com os embaixadores, mas envolveu também outras falas de Bolsonaro, como sua desconfiança das urnas, do processo eleitoral, discursos sobre ele ser o chefe das Forças Armadas e até mesmo a informação, de 2021, sobre a divulgação de dados sigilosos sobre um ataque hacker ao sistema do TSE.

– As lives de 2021 foram exitosas em sua proposta pragmática de cultivar o sentimento de que uma ameaça grave rondava as Eleições de 2022 e que essa ameaça partia do TSE – observou o ministro.

Leia também1 TSE: Relator defende “minuta do golpe” em ação contra Bolsonaro
2 Após Zanin no STF, Lula nomeia advogada de Dilma para o TSE
3 Deputado vira piada nas redes: "Coronel, qual é sua patente?"
4 CPMI do 8/1: Mauro Cid será ouvido na próxima semana
5 TSE: Chapa Dilma-Temer era "situação distinta", diz relator

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.