Leia também:
X Viúva tatua homenagem a MC Kevin: “Eternizar o meu amor”

STF forma maioria e derruba delação premiada de Cabral

Por 6 a 3, o resultado já foi definido

Pierre Borges - 27/05/2021 17h23 | atualizado em 27/05/2021 17h44

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Foto: Reprodução

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Embora nem todos os ministros tenham votado ainda, o placar de 6 a 3 já forma maioria entre os magistrados.

Até o momento, votaram para derrubar a delação os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Luiz Fux. Os votos para manter a delação partiram de Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber.

O ministro Dias Toffoli não deve votar, pois foi citado por Cabral sob a acusação de receber propina para favorecer prefeitos de cidades do Rio de Janeiro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os votos para rejeitar a delação foram embasados na necessidade de participação do MPF em acordos como este, além de apontarem indícios de “má-fé” do ex-governador, que teria recorrido à Polícia Federal (PF) após ter sido malsucedido nas negociações com os procuradores.

O fato de Cabral ter, esporadicamente, acrescentado relatos novos, também foi apontado pelos magistrados. Eles argumentaram que se pressupõe a revelação imediata de todos os crimes de que o acusado tenha consciência no momento da delação.

Já os ministros que votaram para manter a delação defenderam o acordo feito pela PF e argumentaram que o conteúdo da delação não deveria ser considerado neste primeiro momento, limitando-se apenas às questões técnicas.

Leia também1 Vídeo: Cabral detalha acusações de propina contra Dias Toffoli
2 Dimas Covas diz que 3ª dose será necessária para todas as vacinas
3 Bolsonaro: 'Se for necessário, militares agirão dentro da Constituição'
4 PT envia notícia-crime ao STF contra Bolsonaro por 'motociata'
5 Para a PF, Daniel Silveira cometeu crime de desacato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.