Leia também:
X Mãe de humorista nega agressão do filho: “Briga familiar”

Ministro contratou empresa de mulher condenada por fraude

Juscelino Filho contratou a Sapere Consultoria LTDA, que pertence a ex-coordenadora do Tribunal de Justiça do Maranhão

Paulo Moura - 02/01/2023 15h09 | atualizado em 02/01/2023 16h11

Lula ao lado de Juscelino Filho Foto: EFE/ Andre Borges

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, contratou a consultoria de uma ex-diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) que já foi condenada por fraudar a folha de pagamento da Corte. A contratação consta no DivulgaCand, sistema da Justiça Eleitoral que registra dados das candidaturas. Juscelino Filho foi eleito em 2022 para o terceiro mandato como deputado federal pelo Maranhão.

De acordo com os dados apresentados pela campanha de Juscelino ao DivulgaCand nas eleições de 2022, a Sapere Consultoria LTDA, que pertence a Maria Bernadete Carmo Lima, recebeu R$ 73.800 para fazer panfletagem, bandeiraços e carreatas na campanha à reeleição do agora ministro.

Em 2012, Maria Bernadete foi condenada a 12 anos de prisão por peculato. A condenação foi decorrente de uma denúncia ajuizada, em 2011, pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) que apontou que ela teria participado de um esquema fraudulento que beneficiou seu ex-marido, Antônio Sacramento, ex-assistente técnico do TJ-MA, com o pagamento de verbas indevidas.

Na denúncia, o MP argumentou que Maria Bernadete teria utilizado seu cargo de coordenadora da Folha de Pagamento do Tribunal para desviar dinheiro em proveito próprio e alheio. Na ocasião, um processo administrativo atestou a ilegalidade no recebimento de férias por três vezes ao ano, 13° salário, diferença de gratificações e ajuda de custos extras sem autorização legal a Sacramento.

Leia também1 Márcia Aoki, o último amor de Pelé, é amparada em velório
2 Lula extingue a Funasa e passa atribuições para Saúde e Cidades
3 Tarcísio vai a velório de Pelé e promete homenagens
4 Michelle Bolsonaro anuncia fim do Pátria Voluntária: "Gratidão"
5 Moro sobre posse: 'Ouviram Lula falar em combater a corrupção?'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.