Leia também:
X Tarcísio vai a velório de Pelé e promete homenagens

Lula extingue a Funasa e passa atribuições para Saúde e Cidades

Fundação Nacional de Saúde foi criada em 1991 e era vinculada ao Ministério da Saúde

Pleno.News - 02/01/2023 13h28 | atualizado em 02/01/2023 13h36

Sede da Funasa, em Brasília Foto: Reprodução/Google Maps

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), editou uma medida provisória (MP) publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (2) que trata da extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O texto também dispõe sobre a absorção das competências da fundação, patrimônio e pessoal por ministérios do governo federal.

Ao Ministério da Saúde caberá as atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente. Já para o Ministério das Cidades, serão transferidas as demais atividades e a pasta sucederá a Funasa nos seus direitos e obrigações.

O texto diz que um ato do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos deverá dispor sobre a “transferência gradual da estrutura, do patrimônio, do acervo, do pessoal e dos contratos da Funasa para outros órgãos e entidades da administração pública federal”. Caberá à pasta dispor sobre a alteração da lotação e do exercício dos servidores e empregados da Funasa.

– A extinção da Funasa não implicará nenhuma alteração dos direitos e vantagens devidos aos seus servidores e empregados, independentemente do teor de lei específica sobre a matéria ou de contrato com disposição em contrário – diz o artigo quinto, da medida.

O ato diz ainda que a União poderá contratar instituição financeira oficial para gerir instrumentos contratuais e convênios administrados pela extinta fundação. A MP produz efeitos a partir de 24 de janeiro de 2023.

*AE

Leia também1 Tarcísio vai a velório de Pelé e promete homenagens
2 Michelle Bolsonaro anuncia fim do Pátria Voluntária: "Gratidão"
3 Moro sobre posse: 'Ouviram Lula falar em combater a corrupção?'
4 Gilmar Mendes durante velório de Pelé: "A última lenda viva"
5 Réveillon: André Valadão reúne milhares de pessoas nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.