Leia também:
X Futuro ministro diz que Brasil deve ficar no Acordo de Paris

Na Europa, Boulos fala em ameaça a movimentos sociais

Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) busca alianças para combater a extrema-direita

Gabriela Doria - 11/12/2018 17h50

Guilherme Boulos Foto: Reprodução Instagram

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, iniciou, nesta terça-feira (11), no Parlamento Europeu, uma viagem pelo continente destinada a buscar alianças para fazer frente às políticas da extrema direita que, em sua opinião, está representada na figura do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

– Temos muitos motivos para pensar que aumentará a criminalização dos movimentos sociais e se intensificará a violência – lamentou Boulos em entrevista coletiva em Estrasburgo.

O ex-candidato presidencial do PSOL disse que viajará a Paris, Berlim, Barcelona, Madri e Lisboa para “dialogar com organizações e movimentos sociais e denunciar e trocar experiências sobre a ascensão da extrema direita no mundo para traçar estratégias em comum”.

– O discurso de Bolsonaro faz ameaças diretas à liberdade de imprensa, de manifestação e expressão e, sobretudo, vai contra os movimentos sociais – alertou Boulos, que expressou “preocupação” com as normas que Bolsonaro possa promover vinculando protestos sociais ao terrorismo.

Ao ser questionado se temia voltar ao Brasil por medo de terminar em prisão, Boulos respondeu aos repórteres que sua luta está no país e que por isso voltará.

– A resistência não vai entregar o Brasil a Bolsonaro. O Brasil vale muito mais que isso – ressaltou.

Boulos esteve acompanhado na entrevista coletiva pelo deputado espanhol Xabier Benito, a portuguesa Marisa Matias, a italiana Eleonora Forenza e o francês Younous Omarjee, todos da Esquerda Unitária europeia.

*Com informações da Agência EFE.

Leia também1 Boulos chama ministérios de Bolsonaro de show de horrores
2 Boulos, Manuela e Dilma ostentam em hotel 5 estrelas
3 Juiz abre ação penal contra "quadrilhão do PT"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.