Leia também:
X CCJ do Senado aprova prisão domiciliar para grávidas

TSE cassa mandato de governador do Tocantins

A decisão também foi válida para a vice-governadora do estado

Gabriel Gontijo - 22/03/2018 11h23 | atualizado em 22/03/2018 12h28

Marcelo Miranda foi eleito governador do Tocantins em 2014 Foto: Secom/Elizeu Oliveira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, nesta quinta-feira (22), o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV).

Os ministros da Corte decidiram, por 5 votos a 2, que houve caixa 2 na campanha de 2014, com utilização de recursos não declarados à Justiça Eleitoral. O processo teve início em 2015 após uma aeronave ser apreendida com R$ 500 mil em Goiás.

A decisão tem efeito imediato e o governador é obrigado a entregar o cargo para realização de novas eleições. O vencedor deverá ocupar o cargo até o final deste ano.

O pleito deverá ocorrer entre 20 e 40 dias. Até a realização do novo sufrágio, quem assumirá o cargo de governador provisório é o presidente da Assembleia Legislativa de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS).

Essa é a segunda vez que o Marcelo Miranda é TSE. Em 2009, ele foi cassado por abuso de poder político após promessa de vantagens a eleitores, preenchimento de cargos públicos de forma irregular, distribuição de bens custeados pelo serviço público, uso indevido de meios de comunicação e doações de 14 mil cheques-moradia.

Leia também1 Joaquim Barbosa se reúne com PSB sobre candidatura
2 Ronaldinho Gaúcho e seu irmão se filiam ao PRB
3 PSDB oficializa Alckmin como pré-candidato à Presidência

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.