Leia também:
X EUA: Autor do tiroteio que deixou 10 vítimas é identificado

EUA e Europa sancionam China por violar direitos religiosos

Grupo acusa país oriental de reprimir muçulmanos uigures na província de Xinjiang

Pleno.News - 23/03/2021 15h36 | atualizado em 23/03/2021 16h12

China é acusada de promover tratamento degradante a minorias religiosas Foto: Pixabay

Em uma ação coordenada, União Europeia (UE), Reino Unido, Canadá e EUA anunciaram nesta segunda-feira (22) sanções contra integrantes do governo da China, relacionadas a acusações de violações dos direitos humanos dos muçulmanos uigures da província chinesa de Xinjiang.

Em resposta, os chineses aplicaram medidas semelhantes contra parlamentares, acadêmicos e instituições europeias, o que pode ser um sinal crescente de conflito entre Pequim e as nações ocidentais. Nesta terça-feira (23), o país asiático convocou seu embaixador na União Europeia.

De acordo com a decisão publicada pela União Europeia, Wang Mingshan, Wang Jungzheng e Zhu Hailun, todos funcionários de alto escalão do governo em Xinjiang terão bens em solo europeu congelados e não poderão entrar no bloco. Também foi incluída uma organização ligada às forças de segurança na província.

Outro a ser punido pela UE foi o diretor do Escritório de Segurança Pública de Xinjiang, Chen Mingguo, responsável, segundo a denúncia, por “sérias violações dos direitos humanos” e por ordenar “detenções arbitrárias e tratamento degradante de uigures e pessoas de outras minorias étnicas muçulmanas”. As ações foram replicadas pelos governos do Canadá e do Reino Unido.

Desde 1989, quando os europeus aplicaram um embargo sobre a venda de armas, relacionado ao massacre de manifestantes que pediam reformas do regime na Praça da Paz Celestial, o bloco não emitia sanções contra Pequim e mantinha uma política de equilíbrio.

Ao mesmo tempo que fazia críticas relacionadas aos direitos humanos, o grupo evitava o confronto direto para poupar as relações econômicas com a China, maior parceiro comercial da UE. Resta saber se as sanções marcam uma mudança de rumo.

Também nesta segunda-feira, os EUA incluíram Wang Junzheng e Chen Mingguo na lista de pessoas sob sanções do Departamento do Tesouro — na semana passada, 24 pessoas ligadas ao Partido Comunista Chinês e ao governo de Hong Kong foram postas sob sanções americanas, desta vez relacionadas à situação na cidade chinesa.

As medidas vêm em meio a uma política de pressão liderada por Washington contra a China. Na semana passada, os dois países realizaram seu primeiro encontro bilateral, marcado por desentendimentos, acusações e críticas mútuas. Entre os pontos levantados pelo lado americano estava a situação em Xinjiang.

*Estadão

Leia também1 Araújo: "É injusto Brasil ser visto como ameaça global"
2 China impõe sanções a indivíduos e entidades da UE
3 China afirma que irá discutir mudanças climáticas com EUA
4 Covid se originou em fazenda na China, diz investigador da OMS
5 EUA dizem que Putin atuou para prejudicar campanha de Biden

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.