Leia também:
X Espanha é o 4º país da Europa a legalizar a eutanásia

China afirma que irá discutir mudanças climáticas com EUA

Países decidiram criar um grupo de trabalho sobre o tema

Pleno.News - 20/03/2021 21h52

China diz que discutirá mudanças climáticas e outros assuntos com os EUA Foto: Pixabay

A China afirmou, neste sábado (20), que concordou com os Estados Unidos (EUA) em discutir mudanças climáticas e alguns outros assuntos, sinalizando um possível progresso em conversas concluídas recentemente, que foram marcadas por discussões públicas sobre assuntos que dividem as duas maiores economias do mundo.

A agência de estatal Xinhua disse que a China e os EUA decidiram criar um grupo de trabalho sobre mudanças climáticas e ter conversas para “facilitar atividades de (…) missões diplomáticas e consulares”, e em assuntos relacionados aos jornalistas de ambos os países.

As nações tiveram conflitos relacionados a vistos para jornalistas durante o governo Donald Trump, e mudança climática é vista como uma área em que elas poderão colaborar.

Altos oficiais do governo Biden tiveram, no Alaska, o primeiro encontro presencial com seus homólogos chineses desde que assumiram seus cargos no início deste ano. As conversas começaram com falas tensas e longas sobre direitos humanos em frente às câmeras de televisão, antes da reunião a portas fechadas.

A reportagem da Xinhua não deu detalhes sobre o grupo de trabalho de mudanças climáticas, apenas disse que os dois países estão comprometidos a melhorar a comunicação e a cooperação na área. A agência também afirmou que os dois lados discutiram ajustar as políticas de viagens e vistos e também arranjos recíprocos para a vacinação de seus diplomatas.

Embora a matéria tenha falado que ambos os países concordaram em conversar sobre missões consulares e jornalistas, as disputas anteriores não foram mencionadas. Os EUA ordenaram o fechamento do consulado chinês em Houston no ano passado, e a China respondeu fechando o consulado americano na cidade de Chengdu.

Jornalistas chineses nos EUA e estrangeiros trabalhando para a mídia americana na China agora estão recebendo apenas permissões de três meses, aumentando a incerteza em seus trabalhos, embora as permissões venham, em geral, sendo renovadas.

*Estadão

Leia também1 Pacheco decide pedir vacinas estocadas dos EUA à Harris
2 Ex-bruxa dá testemunho sobre libertação: "Eu me rendi ao Senhor"
3 Cubanos de Miami convocam protestos na América e até na Europa
4 Biden revela conversa com Putin: "Eu disse que se prepare"
5 OMS espera divulgar relatório do coronavírus na China em breve

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.