Leia também:
X Biden diz que tem conversado sobre compartilhar vacinas

EUA dizem que Putin atuou para prejudicar campanha de Biden

Relatório também encontrou ações similares do Irã, mas não da China

Pleno.News - 16/03/2021 17h32 | atualizado em 16/03/2021 17h36

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/Alexei Nikolsky

Nesta terça-feira (16), um relatório de serviços de inteligência dos EUA informou que o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma série de operações no ano passado com o objetivo de prejudicar a campanha presidencial de Joe Biden e de apoiar a reeleição de Donald Trump, com a disseminação de desinformação. O documento também encontrou ações similares do Irã, mas não da China.

Putin autorizou “operações de influência destinadas a prejudicar a candidatura do presidente Biden e do Partido Democrata, apoiando o ex-presidente Trump, minando a confiança pública no processo eleitoral e exacerbando as divisões sociopolíticas nos EUA”, apontou o relatório.

O documento não encontrou evidências de que os votos foram alterados por meios técnicos, rejeitando alegações de conspirações espalhadas por Trump e seu aliados.

Diferente do que se acreditava, os especialistas em inteligência também teriam descoberto que a China não implantou operações para afetar o resultado da eleição de Trump-Biden. As agências de inteligência dos EUA encontraram outras tentativas de influenciar eleitores com informações de Irã, Cuba, Venezuela e também do Hezbollah.

O documento diz que o Irã “realizou uma campanha de influência secreta multifacetada destinada a minar as perspectivas de reeleição do ex-presidente Trump, embora sem promover diretamente seus rivais, para minar a confiança do público no processo eleitoral e nas instituições dos EUA, e semear divisão e exacerbar as tensões sociais no EUA”.

*Estadão

Leia também1 Rússia: Demanda por Sputnik V supera capacidade de produção
2 EUA impõem sanções contra Rússia devido ao caso Navalny
3 ONU tem indícios de que a Rússia envenenou Navalny
4 Biden diz que tem conversado sobre compartilhar vacinas
5 Mercosul cobra dos EUA mais atenção e ajuda com vacinas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.