Coreia do Norte ameaça cancelar reunião com Trump
Motivo seriam exercício militares da Coreia do Sul e dos EUA
Henrique Gimenes - 15/05/2018 18h15

Nesta terça-feira (15), a Coreia do Norte ameaçou suspender o encontro do líder do país, Kim Jong-un, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O motivo seria devido a exercícios militares realizados em conjunto entre a Coreia do Sul e os EUA.
O país também resolveu suspender as conversas que realizaria com os sul-coreanos que estava marcado para esta quarta-feira (16). Segundo a agência estatal KCNA, o governo norte-coreano considerou que os exercícios são treino de invasão e uma provocação à relação entre os dois países.
“Este exercício dirigido a nós, que está sendo realizado em toda a Coreia do Sul e nos alvejando, é um desafio flagrante à Declaração de Panmunjom e uma provocação militar intencional que vai contra o desenvolvimento político positivo na Península Coreana” diz o texto.
O encontro entre Donaldo Trumo e líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un está marcado para o dia 12 de junho em Singapura. O texto, afirma, no entanto, que “os Estados Unidos também terão que empreender deliberações cuidadosas sobre o destino da planejada cúpula da Coréia do Norte-EUA, à luz deste tumulto militar provocativo conduzido em conjunto com as autoridades sul-coreanas”.
Leia também1 Paraguai e Guatemala terão embaixada em Jerusalém
2 Coreia do Norte marca data para destruir armamentos